Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bilhar do F. C. Porto também junta título de Bi-Campeão Nacional !

 

F. C. Porto é um mundo, como sabemos. Numa junção de muitas valências, entre as quais está o ecletismo que tem sido possível manter. E, nas modalidades que têm resistido, graças a toda a sua dinâmica e dimensão, continua o Bilhar a dar tacadas certeiras, em expressivas séries de carambolas vitoriosas. 

Sendo o bilhar um desporto artístico de grande destreza, dificuldade e inteligência, é por isso uma honra saber que o F. C. Porto tem pessoas muito dotadas nessa matéria, tais os resultados demonstrados, como agora mais uma vez aconteceu, com a obtenção de outro título nacional… 

Ora, apesar de pessoalmente mal termos sabido pegar num taco, querendo dizer que nunca fomos praticantes desta modalidade, e inclusive sem nunca termos presenciado ao vivo qualquer prova oficial, pela natural distância física e outros fatores (ainda seria interessante, um dia, haver uma prova de bilhares em pleno estádio do Dragão, como homenagem a tudo o que representa…), dizíamos, sempre apreciamos o labor da respetiva secção. Desde os tempos de diretores como o senhor Tavares Bastos e outros antecessores e sucessores, mais praticantes como Augusto Germano, Manuel Sousa (que nos dizia gostar de ler o que o autor escrevia n’ O Porto), Wilson Neves, etc. etc., até aos de agora, sabendo que está ligado ao bilhar um grande Portista e colecionador de adereços Portistas como o Fernando Machado, além da grande organização do diretor e atleta Alípio Jorge, mais os restantes integrantes da equipa, que têm obtido tantas e tantas taças e campeonatos. Tal qual o facto em apreço, pois a equipa de bilhar do FC Porto acaba a época desportiva na variante de três tabelas garantindo o bicampeonato. Os azuis e brancos ganharam todas as partidas em disputa, por claros 4-0. Dick Jaspers, Torbjörn Blomdahl, Rui Costa, Santos Oliveira, João Ferreira e Alípio Jorge foram os responsáveis pelo feito. Recorde-se que este sucesso surge depois das conquistas da Supertaça e da Taça de Portugal, ou seja, no bilhar às três tabelas o F. C. Porto ganhou todas as competições nacionais que disputou. A nível europeu, a equipa sagrou-se vice-campeã da Europa.

Já desenvolvemos uma narrativa do historial bilharista do F. C. Porto no blogue “Lôngara” (onde fica em "arquivo"), mas está visto que teria de se lhe prolongar aqui atenções, neste novo blogue de continuação, tal a sequência tão empolgante que mantém. Como memorizamos, através de recorte de uma caixa do jornal O Jogo, para na atualidade e à posteridade noticiar mais este feito.

Assim sendo, nada melhor que iniciar este novo espaço de registos da Vida do F. C. Porto com a felicidade de assinalar esta grande vitória, obtida agora pelo Bilhar do F C Porto, conquistado que foi mais um campeonato nacional, desta feita de carambola…!

Armando Pinto 

 »»» Clicar sobre as digitalizações, para aumentar a visão «««

3 comentários:

  1. O bilhar é uma modalidade do FC Porto que só tomo conhecimento pela informação, pelas mesmas razões referidas pelo autor. Tem vindo a destacar-se nestes últimos anos pelas participações em provas internas e, também, no estrangeiro com resultados muito bons.

    Porém, como se vem constatando nestes últimos dias, a RTP1 só tem espaço para o euro2012, e, pasme-se, para transmitir sucessivos jogos de futsal entre os dois clubes de lisboa conferindo-lhe um visibilidade e relevância que em nada tem a ver com a implantação desta modalidade no nosso país.

    Um abraço.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  2. "Uma modalidsde modelo", diz o nosso Presidente. E diz muito bem. O Bilhar pode orgulhar-se de ser também Bicampeão no nosso Clube.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Também não sigo o bilhar de forma demasiado atenta, mas o importante é que é mais um título para o nosso FC Porto.
    E mais bi-campeões!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar