Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Na calha do livro “Retratos do Dragão”…

 

Decorreu nesta sexta-feira a apresentação pública de mais um livro sobre assuntos da história do F. C. Porto, intitulado “Retratos do Dragão”. Facto que registamos sempre com agrado, quando surge qualquer documento que ajude a engrandecer e perpetuar a Memória do F. C. Porto, em todos os sentidos e aspetos. 

Para já, porém, para não nos precipitarmos, não podemos dar qualquer opinião - como de anteriores vezes (no blogue "Lôngara..."), em que “gabamos” novos livros surgidos com o F. C. Porto por mote, antes de os termos lido; e depois vimos não corresponderem às expetativas, deparando-se graves erros e outros lapsos… especialmente quando, apesar do aval do clube, serem elaborados por adeptos de outros clubes, naturalmente não afeiçoados ao historial Portista. 

Desta feita, contudo, teremos de referir um facto relacionado, que pode nem ser nada de mais, mas leva a merecer reparo óbvio. Vindo então a propósito, na calha, como quem diz do que constará ou não na lombada do livro, dar uma achega, porque ressalta por demais. 

Repare-se no que reproduz a pequena nota difundida pelo site do F. C. Porto, pois há ali um pormenor  que nos chamou a atenção e faz com que fique algo interrogativo (referindo-se ao autor do referido livro):
«…Veríssimo Dias não escondeu também a emoção na hora de apresentar o seu mais recente projecto e deixou extensos elogios a todos os que permitiram e contribuíram para a realização deste livro. O autor da obra garante ser hoje "mais um Dragão"…»

- Quer dizer que não era…?

Armando Pinto

7 comentários:

  1. Claro que não. Veja-se o qiue diz a presentação da editora
    Após RETRATOS DE ABRIL 35 ANOS DEPOIS e RETRATOS DA REPÚBLICA, o fotógrafo Veríssimo Dias decide lançar um novo livro intitulado “Retratos do Dragão”.
    Este trabalho, lançado no dia 22 de Junho no Estádio do Dragão, conta com prefácio de Jorge Nuno Pinto da Costa.
    O livro, com cerca de 450 páginas e dimensão 24×34 cm, contém cerca de 260 retratos a Preto-e-Branco (dirigentes, atletas e personalidades várias ligados ao FC Porto) e 60 imagens a cor.
    E dizem que tem mais livros para fazer.

    ResponderEliminar
  2. Este livro não deve ter erros, sendo que parece ser unicamente de fotos. Mas temos de ser como S. Tomé, não vá trocar nomes.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo só com fotografias pode haver erros. Esperemos que não seja o caso. Onde se poderá comprar?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. É claro que prefiro que sejam os portistas a escrever história do nosso clube. Para além do rigor e da abordagem dos acontecimentos a relatar, fá-lo-ão sempre pondo em cada palavra o fervor e a paixão que os move.

    Como Armando Pinto, por exemplo.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente também ainda não sei onde se pode comprar. Até agora (noite de domingo) ainda não me apercebi de qualquer notícia sobre a forma como o adquirir, nem sequer da editora que o publicou e consequentemente o coloca. Não sei se, como noutros casos, irá ou não ser acessível através de algum jornal. Aguardemos. Embora pelas imagens que já vi, ou melhor pude ver, esse livro no Porto Canal, seja unicamente de retratos, a maioria dos quais retratos pessoais, ou seja sem leitura de encher a alma...Mas isto é o que nos parece, pois ainda não o vimos sequer, pessoalmente.

    ResponderEliminar
  6. O Conselho Cultural foi mais longe este ano, na atribuição dos dragões de Ouro 2012, conforme as noticias, foi criada outra categoria de adepto por o escolhido de 2012 não ser sócio, para o Dragão de sócio do ano, este ano sócio / adepto do ano.

    ResponderEliminar
  7. Esse livro está disponível através da Porto Comercial, custando 50 €, conforme vi já numa loja do clube. É só de retratos com poses de pessoas importantes, daí que não seja muito apetecível a aquisição, mediante o preço e o conteúdo.

    ResponderEliminar