Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Futebol ou Râguebi...? E se não fosse o F. C. Porto...?!


Ah, se aquela placagem, tipo râguebi, do fulano do Gil Vicente ao Kléber, se fosse a um qualquer dos mouros, o que não ia por aí na comunicação social... Como haveria já uma campanha enervantemente contínua de lavagem ao cérebro da opinião pública... Assim, como foi um penalti descarado mas não marcado a favor do F. C. Porto... nem tugem nem mugem... Estão todos calados, a ver se passa...e não faz mossa!

(Imagem, com a devida vénia, retirada da página de facebook do amigo Manuel J P Macedo.)  

= Placagem... O tal agarrão, que durou um tempinho e durante uns metritos, terminando com o inevitável derrube, que só mentes perversas e mal intencionadas não viram nem querem ver...!

Começou assim, com sabor quase a fel, o campeonato da Liga 2012/2013...


Se o F. C. Porto tivesse marcado um golo, bastando converter um dos 3 (três) penaltis existentes e que o árbitro e seus auxiliares escamotearam, para ser verdadeiro em pensamento, direi mesmo nos "roubaram" - trazendo injustiça ao resultado - tudo seria diferente. Não haveria outro panorama...

Já dizia o Hernâni, e está a voltar a ver-se, que o F. C. Porto não pode só ser melhor que os outros, tem que ser muitíssimo melhor, para superar tudo o resto...! 

Armando Pinto

3 comentários:

  1. Boa noite,

    Ontem o FC Porto merecia vencer a partida apesar de termos feito um jogo fraquinho.
    O Gil Vicente limitou-se a defender e a fazer anti-jogo perante a permissividade do árbitro.

    Podemos nos queixar de duas grandes penalidades, mas devemos queixar-nos também de nós próprios.
    A equipa entrou muito lenta na saída e construção de jogo. O tridente ofensivo muito apático, sem capacidade de alvejar a baliza de Adriano, o melhor jogador em campo.

    Os nossos médios tem de circular mais a bola e correr menos com ela.
    Tem de haver mais dinâmica no tridente ofensivo, e de uma vez por todas definir a posição de James.

    Na minha opinião poderíamos jogar em 4*1*3*2.
    Fernando na cabeça de área, Lucho e Moutinho lado a lado, James a 10 nas costas de Hulk e Jackson Martinez, e os defesas/alas esquerdo e direito Alex Sandro e Danilo mais afoitos nas subidas no corredor, com Fernando nas movimentações ofensivas a ficar num tridente defensivo com os dois centrais.

    Estamos no início da época, e ainda há muitas arestas a limar.

    Merecíamos ainda assim a vitória, pois fomos a única equipa que a procurou.

    Uma palavra de apreço para os milhares de portistas que foram apoiar a nossa equipa.

    Nota final para James, que deve pensar mais no Porto do que no salto para outro campeonato. Se este for o caminho por si escolhido não irá longe na sua carreira. Há que ser profissional. Iturbe padece da mesma maleita e rompe banco.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Esse palhaço da madeira exilado em lisboa,já na epoca passada nos roubou,mas há portistas distraidos,e outros que só sabem malhar no treinador.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, o FC Porto foi prejudicado, o que nem é novidade.

    E se isso me preocupa, apesar do hábito, mais me impressionou a incompetência da equipa e seus responsáveis, durante quase todo o tempo do jogo.

    Perder pontos, alegadamente por culpa dos árbitros é mau, não deveria acontecer, mas é bem pior quando a equipa nada faz para justificar a vitória.

    O FC Porto tem responsabilidades, é o Campeão Nacional, tem de jogar à Campeão. Por isso jamais justificarei a perda de pontos com as habituais matreirices dos árbitros, se o meu clube não demonstrar no terreno do jogo que tudo fez para vencer.

    Um abraço

    ResponderEliminar