Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Memorizações Portistas, na pertinência aniversariante: Hernâni - Símbolo Memorial do F. C. Porto


No dia 16 de Outubro de 1993 realizou-se o jantar de encerramento das comemorações do centenário do F. C. Porto, tendo sido descerrada uma placa comemorativa na Sala-Museu do Estádio das Antas. Em memória do tempo da fundação, como testemunhava em tempos um quadro emoldurado figurante do mesmo Museu das Antas (ao qual se refere a imagem de cima), reportando a uma notícia do Jornal de Notícias de 1893, comprovativa da original criação do clube; e depois, volvido um século, então em 1993, com direito a lugar Vip no museu do F. C. Porto. 

Ora, na atualidade e passado 19 anos desse acontecimento, estando-se ainda em período comemorativo do 119.º Aniversário do F. C. Porto, lembra tal efeméride uma relação existente com o historial do clube e um dos mais emblemáticos representantes, o futebolista Hernâni. A propósito de numa publicação alusiva ao centenário, também do JN, ter sido colocado esse nosso antigo ídolo dos estádios num pedestal digno da História Portista, qual símbolo clubista – como se dá conta, de página e meia respetivas dessa revista. Juntando ainda, depois, um recorte dum artigo jornalístico sobre o mesmo figurante do Memorial do F. C. Porto, cujo texto fala por si só. 

Assim, na linha do trilho de preservação e transmissão que aqui se tem procurado fixar e comunicar, damos sequência à transmissão de algumas particularidades mais, de modo a procurar elevar a valorização de factos e casos do clubismo que nos enche as medidas. 

Nesse intuito, continuamos enquanto a memória permitir, de modo a que não esqueça e ainda se passe a conhecer algo mais do que merece memorização, no âmbito azul e branco.




Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««

5 comentários:

  1. As lembranças são poucas, mas o que bebi sobre Hernâni foi muito, o suficiente para dizer: foi um dos melhores e tivemos e ainda temos, grandes craques.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. "MEMÓRIAS DUM TRANSMONTANO
    NO PASSADO E NO PRESENTE"

    HERNÂNI foi o ídolo da minha adolescência (décadade 50); sem ele nunca me tornaria
    num adepto do FC do PORTO.
    FOI E SERÁ SEMPRE O MAIOR FUTEBOLISTA
    QUE O PORTO TEVE.

    Alguns transmontanos serviram o FC do PORTO e
    fazem parte da história do clube:

    - CORONEL CERQUEIRA; foi presidente do FC do PORTO. Era natural de Sanfins/Valpaços onde viveu durante muitos anos. Portanto, meu conterrâneo.

    - PAVÃO e SÉNINHO naturais de Chaves, jogaram
    no Grupo Desportivo da Chaves, antes de ser transferidos para o PORTO.
    O PAVÃO faleceu durante uma partida no Estádio das Antas!

    -O treinador Jesualdo Ferreira natural de Mirandela; que conquistou títulos e troféus
    importantes para o nosso Clube. E Antero Henrique o "cérebro"; da SAD também é um transmontano de gema, radicado no PORTO.

    Neste contexto, o FC do PORTO também faz parte de nós; pois os seus limites não de confinam somente à cidade.

    Actualmente o FC do PORTO está representado
    em todo o mundo e no coração dos portistas
    da diáspora.

    Em suma, SER PORTISTA É SER DIFERENTE;
    É SER DRAGÂO; É SER CAMPEÃO.

    PS: Brevemente o novo MUSEU do FC do PORTO
    ostentará a NOSSA MEMÓRIA.

    ResponderEliminar
  3. brevemente mas quando??ha datas previstas???
    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo - que responde ao comentário anterior de Foreval (Alemanha):
    Embora sem mandado para isto, penso dever responder: refere-se à abertura do futuro museu do Dragão, pelo que percebo. O que, como todos tivemos conhecimento público, esteve agendado inicialmente para a ocasião dos 30 anos da Presidência de Pinto da Costa, portanto em Abril passado, mas por imprevistos ou atrasos, não explicados, o caso se tem atrasado. Mas confiamos que não de,morará assim já muito, teremos que aguardar.

    ResponderEliminar
  5. Ao amigo Foreval:

    Pelo que conseguir saber, através de dicas que descortinei por um comentário noutro blogue, tendo o amigo diversos livros publicados e apreciável veia poética, além de dominar o estudo da história, porque não fazer um livro de poemas épicos sobre o nosso F. C. Porto? E, entretanto, se o vier a fazer, avise!

    ResponderEliminar