Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Honra e Glória Internacional do F. C. Porto


Está o F. C. Porto apurado para a fase seguinte da Liga dos Campeões europeus de futebol. Com mais esta passagem além da fase de grupos e integrado que fica entre os melhores clubes, com lugar nos oitavos de final da mais prestigiada prova desportiva da Europa, mantém o grande grémio desportivo azul e branco o rumo de honra e glória, sendo atualmente o clube português com maior e melhor palmarés nas competições internacionais. 

Com essa honra bem presente, recordamos tais glórias entretanto alcançadas. Deitando, por isso, olhos a algumas imagens inesquecíveis, que fazem parte das excelsas Memórias Portistas.






O que nunca é demais lembrar e valorizar, sempre! 

Armando Pinto 

===» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «===


4 comentários:

  1. Grande vitórias e conquistas que nos enche de orgulho, e ainda as podemos recordar com fotos e imagens a cores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma nota de atualidade:
    Li num blogue, da blogosfera Portista que costumo visitar, uma notícia a informar que, segundo circula desde o Brasil, faleceu Azumir Veríssimo, o antigo futebolista Azumir, avançado goleador que em 1961 venceu a Bola de Prata de melhor marcador do campeonato português, pelo F. C. Porto.
    A propósito, para recordar, relembre-se que lhe dedicamos um artigo, no nosso anterior blogue "Lôngara", em

    http://longara.blogspot.pt/2012/04/azumir-proposito-do-f-c-porto-beira-mar.html

    ResponderEliminar
  3. Afinal houve também difusão e consequente confirmação da mesma, em notícia datada de ontem, dia 4, no site / página oficial do FC Porto, assegurando:

    «Azumir, jogador brasileiro que vestiu a camisola do FC Porto entre as épocas de 1961-62 e 1963-64, faleceu no dia 2 de Dezembro, no Rio de Janeiro, de doença prolongada, aos 77 anos.

    Avançado com boa técnica, conquistou o título de melhor marcador da I Divisão na época de estreia, com 23 golos.

    Após abandonar o FC Porto, o avançado jogou em Portugal no Covilhã, no Barreirense, no Desportivo de Beja e no Tirsense, onde terminou a carreira. Antes, jogou no Madureira, Bangu, Flamengo, Botafogo, Fluminense e no Vasco da Gama, de onde se transferiu para o FC Porto.

    O FC Porto apresenta sentidas condolências à família.»

    ResponderEliminar