Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Livros biográficos de atletas do F. C. Porto


A vida aqui do autor deste blogue sempre esteve algo misturada com livros, pelo gosto bibliográfico sobre temas de merecimento atencioso, quanto ao que desperta paixões no autor destas linhas. Pois, os livros que nos cativam mais sempre foram os que historiam as nossas afeições, desde a região natal e sua simbologia e identidade, até ao clube desportivo que nos entusiasma, obviamente o F. C. do Porto. Coisa que temos conseguido em doses possíveis, por aquisições em tempo real, sensivelmente (sem grandes possibilidades de recursos a posteriores angariações em alfarrabistas e outras), mas sempre de olhos postos em mais, de quanto possa ainda surgir. 

Ora esta época, apesar da crise (que desportivamente nos passa ao largo, felizmente, no Mundo Portista) é tempo de nos contagiarmos pelo espírito de Natal. Mandando às malvas falsas profecias, ao tipo do famoso calendário Maia... apontamos assim mais ao sol que nos aquece, tal qual para nós representa o F. C. Porto, em tudo o que melhor resulta em predisposição nas nossas vidas. Estando nisso o gosto pessoal de ter livros de material Portista. E extensivamente, havendo já nos escaparates a Bíblia do FC Porto atualizada (a que nos referimos no artigo anterior), destaque merecem todos os livros, em conjunto, no conceito da Bíblia ser livro dos livros.


Então, porque numa troca do que se partilha num grupo do facebook a que gostosamente pertencemos ("Memória F C Porto"), ainda há pouco, apareceu um curioso post sobre livros de biografias desportivas de atletas do F. C. Porto, resolvemos aqui expor, neste bloguezito, uma amostra relacionada. Não na totalidade dos livros de temática portista que possuímos, mas apenas numa parte, desta feita incidindo em biografias de atletas, na maioria futebolistas e um hoquista, no caso. 

Assim, como já em tempos colocamos no outro nosso blogue anterior (Lôngara) umas fotos de cada um dos livros biográficos que temos; será agora vez, desta forma, de darmos outra visão, juntando a granel imagens das respetivas capas, em três fotos para tornar mais visíveis os conjuntos mais antigos e recentes de diversas coleções contendo biografias desportivas de atletas do F. C. Porto. 

Aí fica então, assim, qualquer coisa disto – através de exemplares que conseguimos ter da antiga coleção “Ídolos do Desporto”, mostrados em cima; bem como, ao meio deste post, ficam aqui patentes alguns outros livrinhos mais recentes, e por fim, em baixo, também alguns volumes individualizados, dos que existiram entre outras publicações do género.



Armando Pinto 
»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««

3 comentários:

  1. Bela montra, Amigo.

    Um dos que não tenho e adorava ter na estante é esse dos "Campeões 84/85" com o Bota de Ouro.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Belo espolio. Isso sim, é um verdadeiro museu.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Felicitar o Sr. Armando Pinto pelo enorme espólio relativo ao nosso FC Porto.
    Como sou de uma geração mais nova, tenho interesse sobre documentação sobre o FC Porto antes da Presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, e já encontrei, e vou continuar à procura, vários livros do "Ídolos do Desporto" em alfarrabistas na rua José Falcão.

    Abraço.

    ResponderEliminar