Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval na História do F. C. Porto


Apesar dos tempos que correm não irem muito para folias, tal a crise monetária, social e de valores que assola diversas áreas do ambiente em que vivemos - por culpa de políticos, capitalistas e outros que tais, dos que são culpados mas também são dos menos atingidos e ainda tiram direitos aos outros – e embora este dia não seja gozado por todos por igual, segundo as diretrizes dos que retiram feriados e dias que antes eram santificados… o Carnaval continua a ser um dia com fortes raízes na tradição portuguesa e uma ocasião em que se procura esquecer ou amenizar, ao menos, as tristezas da vida.


Por um outro prisma, igualmente nos meios desportivos o chamado Entrudo não está a gozar de grandes privilégios, e no que nos toca particularmente, quanto ao que respeita ao mundo do F. C. Porto, o Carnaval não chega em muito boa altura, que é como quem diz com folgança, perante semblante não muito disposto a festanças após o inesperado empate do fim-de-semana passado. Embora tivesse sido (do mal o menos!) um empate entre empatas, por também o rival vermelho ter feito semelhante resultado, deixando tudo como estava nos lugares cimeiros do campeonato e sem ninguém se poder ufanar nem reinar muito. 

Diante deste acabrunhado pagode, à imagem do tempo cinzento que enregela e molha quem se der muito a galhofas no panorama exterior, vale ao menos olharmos para antigas brincadeiras que também aconteciam dentro do meio ambiente do F. C. Porto, recordando dias de Carnaval passados nas instalações desportivas do clube em anos distantes. Sabendo-se que nos primórdios da vida do F. C. Porto, pelos idos anos vinte e trinta, pelo menos, era assinalada a quadra carnavalesca com convívios e nalguns anos até com realização de torneios, conforme consta na História do F. C. do Porto, segundo o que registou Rodrigues Teles. De cujas realizações damos aqui nota retrospetiva, como ilustração, através de imagens devidamente legendadas, porque o rótulo por assim dizer explica tudo.


Armando Pinto 
»»»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««««

1 comentário:

  1. Antigamente havia festas de carnaval nas coletividades. E eram bons tempos. Mas na história menos feliz o carnaval faz lembrar para nós uma eliminatória da taça com o Torriense e para os mouros a eliminação do benfica com o Gondomar.
    Gostei muito deste post, nunca sendo de mais dizer que do blog por escrever de tudo.

    ResponderEliminar