Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

D. Jorge Ortiga - um Portista especial

 

Sem ideia de quantificar mas sim de qualificar, é sempre uma honra quando nos deparamos com alguém fora do comum com os mesmos nossos bons gostos, de afeições comuns portanto, entre correligionários do F. C. Porto especialmente. Tal o caso de D. Jorge Ortiga, arcebispo português de Braga, que também é assumido Portista, como nós. 

Passando um período em que os assuntos religiosos têm estado na mira da comunicação social, derivado à recente resignação do Papa Bento XVI e tudo o que envolve e atrai no processo daí decorrente, bem como outros assuntos relacionados com os meios católicos e derivados, virá a talhe uma referência particular a um membro do mesmo clero católico, por variadas razões, desde estar em tempo comemorativo de suas bodas de prata episcopais, até ao facto de ser Portista. Que é o que conta aqui para o caso. Porque de tanto serem gabados e tornados conhecidos os adeptos dos clubes de Lisboa com amigos nos meios informativos, na prática tornados mediáticos por vias da comunicação social irradiada através da capital político-social do país, melhor apreciação nos apetece dar aos que são dos nossos, os Portistas… Pois os outros dizem-se mais numerosos, mas geralmente vem mais mal ao mundo com maiorias. Então não é, como diz a sabedoria popular, que é sempre mau o caldo que muita gente tempera…?!

   

Ora no meio de nós, sem ladainhas que tais, há mesmo muito boa gente de gabarito, como o exemplo que desta vez queremos distinguir: o atual Arcebispo de Braga. Calhando a preceito enaltecer a figura desse homem saliente da Igreja, na passagem de 25 anos da sua sagração episcopal, cuja celebração ocorreu ainda no início deste ano e tem programa a decorrer por estes tempos ainda; além de ser um personagem carismático a quem se augura papel de maior relevo no futuro eclesial. 

Por tudo isso, e nomeadamente pela sua feição Portista, realçamos desta feita este nosso consócio, D. Jorge Ortiga, por meio de registo duma página da “Notícias Magazine”, com que essa revista acompanhante domingueira do Jornal de Notícias, em seu recente número do passado domingo 3 de Fevereiro, celebrou esse Bispo-Arcebispo na exaltação comemorativa de suas bodas de prata. Na justa medida de quanto sua dimensão encerra.

.

Armando Pinto 
 »»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar ««««

5 comentários:

  1. Papa já temos o Pinto da Costa, mas como papa adversários. E temos este Arcebispo, ainda bem. Portista. Dizem que deve ser o atual bispo do Porto a ir para cardeal e o de Braga vir para o Porto ou ao contrário, logo diz bem que o nosso Portista vai ter lugar de cima pela certa.

    ResponderEliminar
  2. Outros bispos conhecidos e portistas ilustres, dos que publicamente se conhece simpatias, eram o falecido D. Armindo Lopes Coelho, que era sócio e benzeu na inauguração o estádio do Dragão e o Dragão Caixa, e D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas.

    ResponderEliminar
  3. De acordo e aprovação, na generalidade, acrescento um pornmenor de correção: o pavilhão Dragão Caixa teve a presença na respetiva benção do já então atual bispo do Porto, D. Manuel Clemente - do qual não conhecemos as suas coordenadas clubísticas, embora sabendo que ele é oriundo do sul,mas porém descendente nortenho, visto sua mãe ser natural do Porto, ou pelo menos por aqui residiu anteriormente, também.

    ResponderEliminar
  4. Com tantas e tão eminentes figuras da Igreja a simpatizar com o Futebol Clube do Porto, não admira que este seja um clube abençoado. Acredito que está aí a chave do sucesso de Jorge Nuno Pinto da Costa, sem dúvida um homem de fé.

    Tive oportunidade de conhecer D. Armindo Lopes Coelho, e, na conversa que então tivemos, não podíamos deixar de falar da nossa paixão comum.

    D. Januário Ferreira é, também ele, um acrisolado apaixonado do FC Porto.

    Só grandes valores.

    Abraço.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Armando Pinto,

    D. Manuel Clemente, actual Bispo do Porto, é portista. O mesmo já confessou publicamente a sua preferência clubista, aliás se a memória não me atraiçoa já foi condecorado com um Dragão de Ouro pelo Presidente do FC Porto.

    ResponderEliminar