Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Desde Olhão… até Olho Azul - de bom augúrio Portista!


Na atualidade, que para nós sempre dá no mesmo, quanto é querermos simplesmente que o Porto ganhe, depara-se no horizonte o jogo do F. C. Porto diante do Olhanense, em futebol ao mais alto nível nacional. Ocasião esta, quando defrontamos esse clube de Olhão, em que preferimos que mais que isso, do que olho grande ou matreirice, haja olho azul de bom augúrio para nós. Vindo à ideia subjacente o caso dum olho azul identificativo que se usa em determinadas circunstâncias, enquanto género de amuleto, sendo um símbolo usado em objetos relacionados com sorte e azar, no sentido de crença, qual talismã associando memórias antropológicas e etnográficas de antigos usos e costumes lusitanos.


Ora, no seguimento da boa campanha que o F. C. Porto está a fazer no presente Campeonato da Liga 2012/ 2013 e na sequência da ótima 2ª volta que está a ser levada por diante, através da invencibilidade e superação que os futebolistas portistas estão a conseguir materializar, a nossa equipa recebe este domingo mais um adversário difícil, o Olhanense. Num jogo que, se tudo decorrer dentro da normalidade, que é o mesmo que dizer dum comportamento digno de todos os intervenientes e caso a equipa do F. C. Porto consiga explanar seu poderio, resultará numa jornada vitoriosa para as cores azuis e brancas, mantendo os Dragões empenhados na luta pelo título e a ocupar com inteiro merecimento o 1º lugar da classificação. Por muito que custe aos adversários e sobremaneira aos do clube do regime - tais os apaniguados com lugares nos órgãos diretivos da Liga, e seus acólitos da comunicação social (tipo bolha e rascord), os quais, para que seu clube possa ainda ganhar alguma coisa, tentam afastar da sua taçazeca os potenciais opositores... não olhando a meios para atingir fins, ainda que para uns tenha de haver diferença de minutos, enquanto que para outros, eles mesmos, já não...! 


Com esse horizonte diante de nós, recordamos o que disse, de concreto, o nosso homem todo-o-terreno, Fernando – em recente inquérito sobre o pensamento de tão importante elemento na estrutura atual da equipa principal do F. C. Porto, em pequena entrevista (aqui dividida em duas parcelas) e incluída no livrinho do programa oficial (referente a um dos jogos realizados no estádio do Dragão), aquando do início da segunda volta da prova mais importante do futebol português.



Armando Pinto 
»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ««« 

3 comentários:

  1. Teoricamente, o Olhanense não é obstáculo de monta para este FC Porto. Sem complexos de qualquer ordem, a vitória não escapará à melhor equipa do campeonato, para mais a jogar no Estádio Mais Belo da Europa.

    Ninguém espera que se repita no Dragão a malapata do FC Porto B desta tarde, no Restelo...

    Não há bruxas...mas Ca Judas há!

    Olho no Cosme, que gosta de se disfarçar de árbitro mesmo quando não é Carnaval...

    Abraço e óptimo fim de semana.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  2. FC Porto: Jackson voltou de Miami e está convocado

    Mais Futebol

    Avançado treinou esta manhã, depois de ter jogado pela Colômbia

    Jackson Martinez voltou aos treinos do FC Porto neste sábado, depois de ter jogado na quarta-feira pela Colômbia em Miami, e integra a lista de convocados do FC Porto para a receção deste domingo ao Olhanense (20 h 15), para a 18ª jornada da Liga.
    De fora continuam James e Defour, por lesão, e a lista de convocados mantém-se assim igual à da última partida, frente ao V. Guimarães.

    Lista de convocados:
    Guarda-redes: Helton e Fabiano.
    Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro e Otamendi.
    Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Fernando, Tozé e Izmailov.
    Avançados: Varela, Jackson Martinez, Liedson e Séba.

    ResponderEliminar
  3. Sem levar as coisas do oito ao oitenta, só se pode dizer que neste jogo tudo foi contra nós e correu mal, falhando golos em série, a correr atrás dos outros depois de sofrer um golo que não pode acontecer, falhando um penalti, etc. Numa noite não para esquecer mas para servir de lição, infelizmente a mostrar como a equipa do Porto sabe jogar bem quando tudo sai bem, mas não a ir atrás do prejuízo. E a jogar sobre pressão, depois dos encornados terem também empatado. Enfim.

    ResponderEliminar