Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Adeus a João Moutinho e James… ?!

 

Passaram tão poucos dias, após a conquista do quão recente Tricampeonato de futebol conquistado pelo F C Porto, dando já saudades de jogos assim empolgantes como foi no final da prova, e já, também, volta a história das transferências e dominar atenções e a ofuscar algo do sentimentalismo clubista ainda efervescentemente de fresco. 

Transmite a comunicação social e depressa se propaga a saída de Moutinho e James, que o João Moutinho e James Rodriguez poderão estar em vias de passar a representar outro clube europeu, de menor dimensão histórica mas com forte poderio económico. E o que estará para vir, ainda, quanto a novidades e outras constatações, além também de contratações necessárias. 

Ora está então a fazer-se história dentro e fora do nosso clube, faltando saber se à medida das necessidades e anseios do mundo dragoniano. O que se regista, em tempo próprio, agora, na continuidade contemporânea, neste espaço vocacionado a deter atenções pela história azul e branca. 

Já adivinhávamos que alguém sairia… pois é um mal sem remédio, atendendo ao país que somos economicamente, sendo embora o F C Porto um caso de sucesso à parte, como se sabe. Mas estes casos doem e um tipo fica sem saber o que dizer. Apesar disso, confio na Direção. Mas há também que ter os olhos bem abertos, e restantes sentidos bem apurados, a nível de quem decide evidentemente, porque, bem vistas as coisas, nem todos os anos teremos os sucessos a caírem dos céus e em tempo de descontos... Este ano notou-se que havia algumas lacunas evidentes, a pontos da época não ser como poderia ter sido, obviamente; e então a nível internacional isso ficou patente. Por cá, por enquanto, ainda conseguimos superar as adversidades e campanhas do poder reinol do clube do regime, porque esse clube falha sempre nos momentos decisivos e ao chegar perto do fim dá-lhe a dor de burro... Mas há que ver que Moutinho foi um caso sério, cuja ausência contra o Málaga, por exemplo, teve o resultado que se sabe, assim como no ataque o Martínez teve um final de época e momentos importantes em que se eclipsou e até falhou, etc. etc. Acrescendo notar-se em muitas ocasiões que Hulk fez falta, naturalmente, assim como precisamos de outros valores capazes de entusiasmarem mais o ego clubista. Quer dizer, vai ter de haver uma análise e consequentes decisões muito a sério, se for para manter a liderança do futebol nacional. Até aproveitando a mudança de treinador, visto o Vítor Pereira parecer que poderá rumar à Velha Albion, o que inclusive é curioso atendendo às críticas de que foi alvo por cá, ao longo das duas épocas passadas. Enquanto dos que se falam, Domingos ou Paulo Fonseca, ou outros que possam surgir, para treinarem o FC Porto, aguardemos, pois Pinto da Costa, também, já deve ter tudo melhor que estudado. 

Então, com estas e outras, resta mesmo aguardar, embora com algumas esperanças de algo, mas com fé que Pinto da Costa continuará a ser o Jorge Nuno que todos conhecemos há muitos anos na Presidência do FC Porto. E, porque mais não é possível, fico grato ao Moutinho e ao James por tudo o que sentiram e deram pelo F C Porto, ficando bem na História Portista. 

Honremos sempre a memória Portista, que o F C Porto nos contempla! 

Armando Pinto

6 comentários:

  1. Haverá alterações certas no plantel. Moutinho, Fernando e James são saídas de destaque mais prováveis. Poderão não ser os três, ou até alguém mais. No defeso é sempre assim, há que manter a clientela da imprensa e as audiências dos audio-visuais.

    De todos, Moutinho será o mais difícil de substituir. Não há muitos como ele por essa Europa endinheirada. Merece (muito) o que ganha.

    Há que confiar no Presidente e na sua equipa. Não há melhor do que ele.

    Abraço.


    Remígio.

    ResponderEliminar
  2. Primeiras contratações do FCP, uns para a equipa A e outros para a B?

    O Jogo

    Carlos Eduardo: mais um no FC Porto

    Chega ao FC Porto aos 23 anos, depois de três anos em Portugal, sempre no Estoril, que ajudou a ser campeão da II Liga e a terminar em quinto o último campeonato principal

    Carlos Eduardo chega ao FC Porto aos 23 anos (cumpre 24 a 17 de Outubro) e depois de três anos em Portugal, todos no Estoril. Anteriormente, o médio ofensivo autor de quatro golos no principal campeonato em 2012/13 vestira as camisolas de Grémio Barueri, Fluminense, Ituano e Desportivo do Brasil.

    Com um físico de respeito para alguém que atua na sua posição (1,84 metros e 76 quilos), ajudou o Estoril a sagrar-se campeão da II Liga na época passada, quando apontou os mesmos quatro tentos, em 33 encontros realizados (22 a titular), nas várias competições - II Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

    Esta época, Carlos Eduardo participou em 34 jogos, tendo sido titular em 21 deles. As estatísticas oficiais da Liga Portuguesa atribuem-lhe 1992 minutos (1670 na I Liga e 322 na Taça da Liga), aos que devem somar-se 84 num encontro da Taça de Portugal. Em termos disciplinares, viu um total de cinco amarelos e nenhum vermelho.

    O brasileiro, que também pode atuar nas alas, junta-se assim a Reyes, Tiago Rodrigues e Ricardo como reforços confirmados do FC Porto para a próxima época.

    ResponderEliminar
  3. Talvez possa ser bom negócio, a saída dos dois e mais algum, contudo sem ser como se diz porque há percentagens a dividir e o dinheiro que vem é sempre em frações, às prestrações. Mais negativo é todos os anos ter de se formar nova equipa, que leva tempo a entrosar e os jogadores a conhecerem-se e quando já cada um sabe o seu papel volta a sair gente e tudo ao mesmo. Está a faltar manter a equipa alguns anos, como nos anos antecedentes que deram chegada às grandes vitórias.

    ResponderEliminar
  4. ... Baía, Lucho, Deco, Falcao, Ricardo Carvalho, Hulk, Lisandro, etc., etc. Agora será ou Moutinho? ou Fernando? ou James? ou? ou? Só que nós portistas estamos habituados a vencer, os resultados no séc. XXI, são os seguintes: 9 Ligas, 6 Taças, 8 Supertaças, 1 Liga Campeões, 1 Taça UEFA, 1 Liga Europa e 1 Taça Intercontinental. Somos tricampeões e daqui por um ano estaremos a festejar mais um tetra.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Já é certo,infelizmente porque o dinheiro não é tudo.
    quinta-feira 23
    ÚLTIMA HORA: JAMES E MOUTINHO ASSINAM PELO MÓNACO, A TRANSFERÊNCIA DOS DOIS JOGADORES IRÁ RENDER AOS COFRES AZUIS E BRANCOS QUALQUER COISA COMO 70 MILHÕES DE EUROS
    fonte: o jogo

    ResponderEliminar
  6. Vítor Pereira tem proposta para renovar
    MAISFUTEBOL
    Treinador tem também duas propostas de Inglaterra e terá de decidir qual prefere nos próximos dias: tudo indica, de resto, que pode preferir o Porto.
    O F.C. Porto já formalizou junto de Vítor Pereira uma proposta para a renovação de contrato. As partes estiveram esta quarta-feira reunidas desde a hora de almoço até à hora de jantar, num hotel em Espinho, e a conversa terminou com a apresentação de uma proposta concreta de renovação.
    Ora por isso a bola passou para o lado de Vítor Pereira. Como o Maisfutebol já noticiara, o ainda treinador portista (tem contrato até 30 de junho) tem em sua posse também duas propostas de dois clubes da primeira metade da tabela da liga inglesa e por isso cabe-lhe agora decidir por uma delas.
    A proposta que lhe foi apresentada pelo F.C. Porto pressupõe melhores condições contratuais e maior liberdade de decisão junto da estrutura portista, o que é natural depois de Vítor Pereira ter ganho dois títulos em duas épocas, o último dos quais sem qualquer derrota. A decisão está por dias.

    ResponderEliminar