Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Recordando a 1ª Vitória Internacional da Era de Pinto da Costa na presidência do F C Porto…!

 

Está a chegar a ocasião de mais um grande acontecimento com lugar no Porto: A "final four" da Liga Europeia de hóquei em patins, que se realiza no pavilhão gimnodesportivo Dragão Caixa. Evento este ano com organização oficial a cargo do F C Porto, em reconhecimento do bom trabalho que a secção de hóquei patinado portista vem desenvolvendo. Cuja fase final ocorre este próximo fim de semana, incluindo as melhores equipas europeias de momento, num programa que irá começar no sábado, 1 de Junho, com um FC Barcelona-Benfica (15 h 00), seguindo-se no outro encontro de meia final o FC Porto Império Bonança-Valdagno (18 h 00), até que no Domingo, 2 de Junho, haverá a Final, para atribuição do título correspondente. 

   

Esta Liga dos Campeões da Europa de hóquei é uma prova há muito ansiada no seio do F C Porto, por já ter passado muito tempo desde a mais recente conquista da mesma, conseguida anteriormente pelo F C Porto, em duas ocasiões, há muitos anos já. 

Ora, associando-se esta modalidade à grande mística clubista, por o hóquei em patins ser uma das meninas dos olhos Portistas, calha a preceito uma curiosa e agradável recordação, na atualidade da reeleição de Pinto da Costa como Presidente do F C Porto. Pois foi, com efeito, no hóquei sobre patins que o Executivo de Jorge Nuno Pinto da Costa obteve o primeiro triunfo, em 1982, então através da Taça das Taças da Europa de hóquei em patins. Feito que no hóquei Portista se veio a repetir no ano imediato, diante do Benfica, e depois, sim, em 1986, ao cabo da época desportiva de 1985/86, se alcançou a primeira Taça dos Campeões Europeus, perante o Hockey Novara, de Itália, a que se seguiria a Supertaça Europeia em 1986/87, após isso ainda outra Taça dos Campeões em 1989/90, contra espanhóis  e mais duas Taças CERS em 1993/94 e 95/96, a nível internacional. Etc. e tal...!

   

Assim sendo, pese a importância da primeira Taça dos Campeões (que também recordaremos aqui proximamente), como não há amor quanto o primeiro damos primazia, nestas recordações, à pioneira obtenção duma prova europeia dentro do clube, por sinal no hóquei em patins e meses volvidos da entrada de Pinto da Costa na presidência diretiva do F C Porto, tal o cometimento da conquista da Taça das Taças  da Europa.

   

A final, disputada a duas mãos, teve como contendores o F C Porto e o Sporting, ambos a atravessar bom momento e os sportinguistas a passarem nesses ares por período áureo de sua atividade hoquista. Porém no primeiro embate, disputado no pavilhão gimnodesportivo das Antas, logo o F C Porto ganhou vantagem suficiente para depois ter ido a Alvalade arrebatar o trofeu. Isso tudo numa epopeia de que falam velhas páginas de jornais que temos guardados, e por meio de suas descrições e imagens deixamos falar a história dos acontecimentos. Estava-se em pleno verão de 1982, ao começo de Agosto, como se pode constatar nas reportagens que para aqui recortamos, quer do jornal O Porto, como do jornal Gazeta dos Desportos.


Feito tal, até então inédito, que levou a uma receção apoteótica, na chegada à gare de Campanhã, na Invicta. Aparecendo na imagem, que documenta esse emotivo regresso triunfante, o presidente Pinto da Costa de cachecol à Porto, rodeado por adeptos e tendo a seu lado os antigos dirigentes de hóquei srs. Fernando Barbot (pai) e Dinis Brites, entre uma mole humana a dar largas de satisfação coletiva.

   

Então, assim foi obtida, com Jorge Nuno Pinto da Costa como Presidente da Direcção do F C Porto, a primeira retumbante vitória da longa série que tem vindo a ser colecionada ao longo dos 31 anos entretanto ultrapassados. E já nessa era, como hoje, se entoava nas multidões euforicamente coloridas de azul e Branco: Pinto da Costa, olé, Pinto da Costa, olé, olé…!

   

Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliação «««

1 comentário:

  1. Recordação boa e muito a propósito. O Sporting tinha uma equipa forte, com Ramalhete, Rosado, Sobrinho, Trindade, Chana, Realista, Luís Nunes e mais todos internacionais desse tempo das seleções à base de equipas de Lisboa. Isto já merece passar a ficar num livro, melhor nao vejo.

    ResponderEliminar