Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Revista "Dragões" - desta feita com capa para a História...!

 

Desta vez a capa da revista Dragões está mesmo à Porto...! Com magia artística, numa simbiose de levar à eternidade esse momento sublime que foi o golo que pôs os benfiquistas de joelhos...

Mas não só... Pois esse golo e o derivado resultado foi muito mais: porque com um só tiro matou mais coelhos, pondo todos os rivais invejosos do F C Porto a remoerem-se, a pontos de terem mais tarde de inventar desculpas para azelhices - como um tal Bruno, que já que não conseguindo cortar como e onde queria mandar, corta relações externas... esquecendo-se que o Porto ainda é mais forte em situações de afronta...

Ah, nesta capa bonita e sintomática, conta ainda que ficam eternizados, assim igualmente, na representativa pintura coeva, os símbolos das vitórias nos campeonatos nacionais de Hóquei em Patins e Andebol, modalidades em que o F C Porto também é de novo e atualmente Campeão Nacional, tal qual em Bilhar, Boxe e Natação. 

Ora é assim a mais recente edição da revista oficial do F. C. Porto, chegada aos escaparates nestes princípios de Junho. 

A revista "Dragões", com efeito, marca posição de relevo desta vez, relativamente ao que tem vindo a perder em matéria de pesquisa histórica em suas páginas (relacionando com desempenho dos seus primeiros anos, pelo menos, e até da revista Mundo Azul que já existiu no clube, além do próprio jornal O Porto - com efeitos de presentemente darem para recordar, através de suas crónicas, umas quantas parcelas interessantes da História Portista... Marcando a Dragões", desta feita, um cunho próprio e entusiasmante com a fixação artística dum momento marcante, daqueles que só de ver representado logo transporta a eufórica vitoriação, fazendo reviver um golo eterno e consequente vitória inesquecível, que deu para passar noites e dias a acordar e sonambular entre sonho e realidade. Só a capa da revista atual do clube (e ainda só vimos a capa, por ora, tal qual a imagem que nos chega), encarna uma visão tal e qual vale por mil palavras, perpetuando um quadro de chegar à eternidade! 

Armando Pinto

1 comentário: