Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Onzes do F C Porto


No âmbito das iniciativas tendentes a assinalar os 120 anos de História do F C Porto, está em voga a votação duma escolha do chamado Onze de sempre, em simpatia dos adeptos Portistas, na atualidade do F C Porto.


Ora, como diz um dos slogans: Siska, Hernâni, Pavão, Gomes... Pinga, Américo, Pedroto… e tantos mais, uns mais célebres, outros nem tanto, além dos que não foram colocados na lista oficial…  há por onde escolher um dos melhores onzes de sempre - embora com as ressalvas que têm sido referidas em diversas comunicações do universo clubista.





Na pertinência do tema, lembramos uma anterior iniciativa do jornal O Jogo, realizada ainda há poucos anos, através da publicação de diversos eleitos por seu carisma, mística e raça com que sempre ficaram identificados entre as referências do F C Porto ao longo dos tempos. Trazendo-se agora para aqui, como exemplos dos diversos casos, alguns nomes que dispensam apresentações ou mais considerações, tratando-se de estrelas que brilharam no firmamento Portista.












Armando Pinto


»»»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «««««

2 comentários:

  1. Escolher o melhor onze num período de tempo tão alargado é uma tarefa muito ingrata, principalmente para os mais idosos.

    Eu não conseguiria.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Manuel Esteves Borges24 de agosto de 2013 às 16:43

    Finalmente leio alguém com visão histórica e crítica sobre tão melindroso tema. É sempre injusto fazer uma selecção destas e então juntando tudo no mesmo lote em 120 anos é tremendo. Se fosse fazer uma escolha em períodos de 25 em 25 anos ou de 50 anos, agora deste jeito total é injusto. Vejo no seu artigo nomes muito queridos do historial do FCPorto. Ainda bem que ao menos são lembrados por alguém.
    Calhou hoje de passar pelo seu blog nas minhas navegações pela internet e fiquei abismado, com o que vi e me prendeu. Incrível como há pessoas quase anónimas com esta bagagem. parabens e obrigado.

    ResponderEliminar