Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 11 de agosto de 2013

Supertaça portuguesa continua a ser do F C Porto! 20ª conquista no Jogo dos Jogos em Portugal!!!


Começou ainda agora a nova época futebolística e o F C Porto já começou a ganhar mais títulos. Facto acontecido este sábado, dia 10 de Agosto de 2013, que já faz parte da História Gloriosa do F C Porto e do desporto português.


Para a história fica a contar: F.C. PORTO, 3 / VITÓRIA DE GUIMARÃES, 0...!!!


Encontro, como era e foi na realidade, entre o Campeão português e o vencedor da Taça de Portugal, respeitante à época passada, finda na Primavera deste ano em curso; e jogo agora disputado no início da nova época, começada assim neste verão, com o considerado jogo dos jogos, no arranque festivo da nova temporada.


Na imponência de mais este feito, como que a demonstrar quão notória é a grandeza do F C Porto na união de todos os Portistas, ilustramos o sentimento Portista que nos vai no coração – sempre revitalizado com vitórias destas, perante os efeitos das mazelas físicas – através da amplitude e dimensão patenteada numa imagem artística, segundo pintura de Albertino. Pois só um artista consegue transmitir tanta envolvência, e (conforme foto junta), com mão de mestre, Albertino tão bem consegue transportar para a tela essa visão interpretativa, no caso. A significar que nada melhor que isso para ajudar a sublimar mais este alcance, por sinal conseguido por um pintor Portista, dos bons, o antigo futebolista Albertino, o Albertino Eduardo Pereira que convive publicamente nas redes sociais e como tal admiramos em diversos aspetos comuns.


Com efeito, que é o que mais nos enche as medidas no presente, o FC Porto venceu categoricamente mais este desafio ultrapassado. E já cá canta mais um caneco, com a conquista da 20.ª Supertaça em 35 edições desta prova, na quinta vez consecutiva, depois de ganharmos ao V. Guimarães por 3-0, em Aveiro.


É mesmo de vincar: Pela vigésima vez em 35 edições da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto ergueu o troféu, desta feita e mais uma vez frente ao Vitória de Guimarães, adversário que se bateu dignamente e de forma deveras aguerrida, mas sem conseguir contrariar a supremacia do conjunto azul e branco. Em cuja formação inicial se estreou Licá, um jogador que deu nas vistas pela sua exibição bem movimentada, acrescido do facto de ter aberto o marcador com um golo pleno de oportunidade e… de ser adepto Portista.


Para ajudar à festa e embelezar o cenário, foi em ambiente festivo, mediante uma apreciável organização da Federação Portuguesa de Futebol, que foi dado o pontapé de saída de mais uma época da bola nacional.


Segundo o que pudemos observar pela transmissão direta da RTP 1, passou-se isso num ambiente fantástico proporcionado por duas das mais calorosas massas adeptas de Portugal, dentro de um enquadramento que ajudou ao espetáculo desportivo e engalanou o acontecimento, dentro e fora do relvado. Numa lição ao país da força do Norte, tal a aragem que soprou em Portugal nesta noite agradável, desde o Entre Douro e Minho até Aveiro.


Licá foi uma boa surpresa apresentada por Paulo Fonseca, que não chamou Iturbe para o encontro e que no decorrer do jogo fez também alinhar Quintero e Kelvin.


Os dragões colocaram-se em vantagem logo aos 6 minutos, num golo apontado por Licá, reforço neste jogo a titular. Jackson fez o 2-0 aos 18 minutos e Lucho apontou o terceiro em cima do intervalo.


Escusamo-nos a mais considerandos individuais, além da referência ao estreante Licá poe toda a envolvência referida. Quanto aos restantes, abstemo-nos de apreciações, visto naturalmente já ter sido desenvolvido esse factor nos diversos meios e das mais variadas formas e feitios; interessando-nos que gostamos da movimentação e aplicação de toda a nossa equipa. E o que resultou: Pois assim o FC Porto arrecadou o primeiro exemplar do novo troféu da Supertaça. Para juntar aos 19 exemplares do figurino anterior e enriquecer o Museu do F C Porto, já quase a abrir as portas.


Outro destaque: Uma frase que abarca muito do espírito que encheu o momento, o dia e a noite. Paulo Fonseca depois do jogo, iniciou a comunicação pública frisando: "Antes de começar queria salientar o facto de que o Porto com este titulo reforça o estatuto de clube com mais títulos em Portugal". Mesmo no sítio, em su sítio... Começa bem, e ainda bem – como treinador à Porto!


De realçar, então: o FC Porto reforçou a posição de clube português mais títulos, das provas oficiais conquistadas a nível nacional, europeu e mundial. Estando agora o quadro de honra respetivo com o FC PORTO detentor de 74 títulos, contra 69 do Benfica e 45 do Sporting. Num universo que nos favorece a alma, no palpitar do coração que continua a bater como que a pulsar arfando: Porto, Porto, Pooortooo!!!


Armando Pinto

= Obs.: Fotos dos meios de contacto e amizade da Internet; mais imagem da pintura do Albertino naturalmente do próprio artista e correlegionário Portista.

=== Clicar sobre as imagens, para ampliar ===
AP

7 comentários:

  1. BIBÓ PORTO, meu Amigo.

    Abraço azul-e-branco.

    ResponderEliminar
  2. Qual Gauguin...ALBERTINO!!!!O PINTOR!

    Mais uma taça! Descansemos hoje. A partir de amanhã preparamos o que aí vem!

    Bom jogo, gostei. Peço menos misericórdia para com o adversário, ainda que o resultado esteja desnivelado ao intervalo. Afinal, é futebol...

    Grande festa do Norte nos seus limites mais a sul hoje! Bonito de ver. Vergonha de outros. Amanhã abafa-se...mas as putas e os jornalistas são assim, compram-se.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. É uma análise muito completa do que foi mais um triunfo relevante do Futebol Clube do Porto, com a qual concordo em tudo.

    Albertino, pelo que conheço de há muito tempo das notícias e programas que vejo, é um artista de muito talento.

    Entendi bem o Paulo Fonseca nas declarações feitas no final da partida. É que alguém lhe terá feito saber que NENHUMA REFERÊNCIA foi feita pela equipa da RTP no estádio sobre tal facto, que foi totalmente ignorado. Aliás, achei péssima a transmissão televisiva, sempre com as câmaras a perderem a bola incapaz de darem a imagem completa da jogada muitas das vezes.

    Foi uma noite linda, um jogo entretido e interessante, e a consolidação da ideia de que este FC do Porto de Paulo Fonseca vai no caminho certo para se manter no topo do futebol nacional.

    Abraço e bom dia de Domingo.

    ResponderEliminar
  4. Vitória fácil. serena e justa, com resultado escasso, apesar de não ter sido com uma exibição de encher o olho.

    O FC Porto soube aproveitar as fragilidades do adversário, este ano mais fraco, pelo menos para já, imprimindo uma toada quase sempre morna, que mesmo assim poderiam ter rendido mais alguns golos.

    Missão cumprida, mais um título e a certeza de que o plantel dispõe de qualidade e quantidade para fazer face à dificuldades que se avizinham.

    Nesta modesta exibição destaco Otamendi, Mangala, Lucho e Licá, mas também apreciei o empenhamento de Fucile.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais um inicio de temporada igual aos que temos vivido ultimamente, com o F.C. Porto a conquistar a Supertaça. Esperemos que termine a temporada da mesma forma que terminou as ultimas três.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Esta taça deveria começar a chamar-se "supertaça futebol clube do porto" :D
    Bom jogo, resultado justo, bons sinais para a nova época... Enfim, apostas de futebol na betclic feitas e que comece o campeonato!

    ResponderEliminar