Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de setembro de 2013

F C Porto: Dragão com 120 anos!


Faz hoje a bonita idade de 120 anos o Futebol Clube do Porto. Perfazendo nesta data 120 anos desde que foi criado o F C Porto, o Dragão Azul do nosso enlevo, clube desportivo portuense de horizontes alargados pelo mundo e hoje campeão nacional português e vitorioso clube europeu e mundial, a nível de futebol e diversas outras modalidades desportivas, bem como na dimensão clubista e organizativa. Um colosso sócio-desportivo detentor de grande simpatia de muitíssimos e bons cidadãos portugueses e estrangeiros. Uma coletividade fenomenal, que já passou por diversas fases existenciais, em afinidade à massa associativa Portista, embora com momentos diferentes, de altos e baixos, naturalmente, mas com um evidente ponto de viragem começado a partir que começou a ascensão empresarial, cada vez  mais evidente.


É isto que sintetiza as imagens juntas, em junções relativas à vivência clubista. Num Portismo puro e verdadeiro.


Havendo o F C Porto passado entretanto por três séculos, desde a fundação ainda no século XIX, a travessia e crescimento ao longo de todo o XX e a supremacia conseguida plenamente já neste século XXI, o mesmo clube Dragão é um mundo que nos anima e dá mais sentido à vida. Algo muito especial, dirigido e representado por seres humanos, mas com mística superior, perante um sentimento profundamente espiritual. Numa transcendência de estado de alma que supera tudo, porque os homens passam e o clube fica.


Parabéns ao nosso F C Porto – neste dia em que todos nós, Portistas, dentro do possível nos sentimos aniversariantes, também. Pese algumas situações, das que por vezes acontecem, mas o nosso F C Porto está acima de tudo e todos.

Felizmente o 120º aniversário do F C Porto chega com o clube no 1º lugar do Campeonato Nacional, agora chamado de 1ª Liga Portuguesa de futebol (além da afixação dum nome comercial, como se sabe), após uma vitória justa e importante, afinal, embora com um resultado mínimo e numa pálida exibição da principal equipa do F C Porto, contando mais o triunfo, especialmente.


A todos os amigos deste espaço de memórias clubistas e naturais confrades Portistas, repartimos do bolo de aniversário, como fatia de confraternização apropriada, uma página (mais uma e diferente de outras já compartilhadas) de alusão à história da fundação, com lugar de apoteose  final.


O F C Porto honremos, que o F C Porto nos contempla!

Armando Pinto


»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «««

6 comentários:

  1. Parabéns, meu caro Amigo. Estamos todos de parabéns!
    É gratificante, é uma honra sermos Portistas.
    BIBÓ PORTO, SEMPRE E PARA SEMPRE!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando Pinto, é a minha vez de retribuir a gentileza da visita.
    Parabéns a todos nós que fazemos parte deste grande clube. Que venham outros 120 recheados de conquistas!

    ResponderEliminar
  3. Muito gosto em saborear a fatia do bolo do 120º aniversário que tem a gentileza de nos oferecer. É assim como um acto de comunhão, que nos une no mesmo sentido espiritual de amor ao Clube do nosso contentamento.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Graças a Deus nasci DRAGÃO. .Viva o FC PORTO. . Ismail9

    ResponderEliminar
  5. 120 Anos... Quando António Nicolau d´Almeida fundou o F.C. Porto, dificilmente deve de ter imaginado que passados 120 anos o seu clube se tornaria naquilo que é hoje. Um clube que é o mais titulado em Portugal e que já ganhou o respeito por todo o mundo.
    A nós portistas resta-nos a felicidade de sermos adeptos desde grande clube que sempre nos enche de orgulho.

    Abraço

    ResponderEliminar