Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Joana Vasconcelos no Museu do Futebol Clube do Porto



Uma fugaz olhadela pelo futuro Museu do F C Porto

Antes que haja alguma ideia antecipada: Não, a imagem de cima ainda não é do museu azul e branco do Dragão, ainda, mas de algo relacionado...

Então, lá vamos. Ou imos, dentro do possível.

Aproxima-se a inauguração oficial e abertura ao público do Museu do F C Porto, na proximidade da data do 120 º aniversário. Embora sem haver, por ora, grandes novidades por meio do clube, quanto ao programa exato. Referindo-nos ao que for de acesso público, obviamente. Tendo aparecido, uma vez por outra, e fugazmente, uma qualquer pequena nota ou curiosidade, levantando uma ponta do véu, através de outros meios, nomeadamente por via de órgãos de comunicação externos ao clube, como aqui há tempos referenciamos uma caixa da publicação impressa do Jornal de Notícias e agora se nos depara uma escapedela visual (em edição on line, do que lemos) n´O Jogo.

Quando eu era pequeno (falando o autor, na primeira pessoa), na chegada da consoada de Natal, havia uma grande ansiedade pelo recebimento dos presentes, pois só tínhamos olhos para aquilo, das prendas, à época atribuídas ao Menino Jesus. Então a tal bebida americana encarnada ainda não impusera pelas bandas de Portugal, maila grande extensão europeia, o Pai Natal e seus acessórios. Apesar dos presentes serem rudimentarmente simples e humildes, à medida das posses duma família trabalhadora portuguesa, para aquele tempo, eram geralmente brinquedos que nos enchiam de grande satisfação ao recebê-los, no encanto natalício. Em cujo sortilégio fazia parte a espera, pois só no fim da ceia vinha o Menino Jesus, e, assim sendo, parecia que não mais chegava a hora… chegando nós, por vezes, na imaginação infantil, a parecer que víamos o Menino Jesus de fugida. Duma das vezes, penso, foi o raio dum gato que me enganou, pois vi um vulto a esgueirar-se muito rápido, que até fiquei sobressaltado a pensar que era o Menino Jesus…

Ora isso foi há muito, muito tempo, mas nem tanto assim, pelo que a vida vai e vem… e agora parece que é algo assim., também, a aparecer de quando em vez de fugida, numa fisgadela de imagens, qual vislumbre  fugaz e passageiro. Como hoje surge numa nota informativa do site on line do jornal O Jogo e aparece num pequeno vídeo colocado pelos serviços do clube no Youtube, pela Internet… Enquanto, com as expetativas e os anseios, de permeio, até tememos que depois algo não seja bem como gostávamos… Querendo dizer que aspiramos a que seja mesmo grandioso… o Museu do F C Porto.

Entretanto, por nada mais haver a declarar, exaramos esta mensagem de júbilosa esperança e deixamos aqui uma vista de olhos pelo vídeo colocado, mas com algum tempo já passado, naturalmente. Que é o que também vimos – a propósito do reforço da artista plástica Joana Vasconcelos. Até que venha o dia que está quase a chegar…!


»»» Clicar sobre a seta central e depois em " Assista no You Tube " «««


Armando Pinto

7 comentários:

  1. Mais um momento histórico para o nosso clube, que está prestes a acontecer.

    ResponderEliminar
  2. O vídeo foi desactivado. Julgo que alude à participação de Joana Vasconcelos num trabalho para exibir no novo museu do FC Porto. Já não falta muito para ser inaugurado e a expectativa cresce à medida que o tempo diminui..

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. O vídeo foi desativado de locais públicos como blogues e outros, mas continua no Youtube. Assim, como indico no final, depois de clicar na seta, deve-se voltar a clicar sobre a indicação "Assista no You Tube".

    ResponderEliminar
  4. tendo visto alguns trabalhos da artista plástica joana vasconcelos, devo dizer que estou um pouco preocupado com aquilo que possa vir a ser o novo museu do FCP. o museu tem que ser a cara do clube, algo grandioso, sóbrio, simples, minimalista, com classe..o foco das atenções deve estar nas conquistas do clube..não sei porque fomos buscar uma artista plástica para nos ajudar a decorar o nosso museu..

    ResponderEliminar
  5. O Maisfutebol publica hoje esta informação:



    Museu do FC Porto

    F.C. Porto vai inaugurar Museu no sábado

    Dia em cheio para os dragões


    O F.C. Porto vai inaugurar o seu Museu no próximo sábado, 28 de setembro, quando o clube celebra o seu 120º aniversário. A artista plástica Joana Vasconcelos vai participar na última fase do projeto.

    Nesta altura, ainda há muito por fazer mas os trabalhadores avançam em contrarrelógio para garantir a abertura do Museu do F.C. Porto by BMG na data desejada. Será uma tarefa árdua mas dizem ao Maisfutebol que o prazo é para cumprir.

    Assim sendo, Pinto da Costa verá concretizado o principal objetivo para o novo mandato como presidente.

    Recentemente, o clube lançou uma campanha de recolha de espólio, junto de antigos jogadores ou comuns adeptos. O convite a Joana Vasconcelos enquadra-se no desejo de um espaço inovador.

    Veja Joana Vasconcelos no Museu do F.C. Porto

    «Não quero um armazém de taças como o F.C. Porto há teve. Vamos ter um museu do melhor que há no Mundo», prometeu o presidente do clube em entrevista à RTP.

    O (BMG) Banco de Minas Gerais suporta os custos de construção do museu, vendo as suas iniciais no nome oficial do espaço.

    Museu do F.C. Porto by BMG terá um parceiro no Brasil

    Será assim um sábado em cheio para o F.C. Porto, um dia após a receção ao V. Guimarães. Para além da prevista inauguração do museu, o clube irá prometer os atos habituais na celebração de mais um aniversário (neste caso, o 120º) e, já de noite, mais uma gala dos Dragões de Ouro.

    Jackson Martínez receberá o prémio de Atleta do Ano. João Moutinho, agora no Mónaco, será distinguido como Jogador do Ano e Kelvin receberá a estatueta relativa ao Atleta Jovem do Ano.

    Dragões de Ouro relativos à temporada 2012/2013:

    Atleta do Ano: Jackson Martínez

    Futebolista do Ano: João Moutinho

    Jovem Atleta do Ano: Kelvin

    Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)

    Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em patins)

    Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)

    Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)

    Dirigente do Ano: Fernando Gomes

    Funcionário do Ano: Hélder Gomes

    Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto

    Projeto do Ano: Porto Canal

    Parceiro: Banco de Minas Gerais (BMG)

    Casa do FC Porto Nacional: Setúbal

    Casa do FC Porto Internacional: Paris (França)

    Carreira: José Magalhães

    Recordação: António Nicolau de Almeida

    ResponderEliminar
  6. Nota:

    Ao início da noite desta terça-feira divulgou o site oficial do F C Porto o respetivo programa.

    24/09/2013
    SÁBADO RECHEADO DE EMOÇÕES PARA ASSINALAR OS 120 ANOS

    É já este sábado que o FC Porto comemora o seu 120.º aniversário, uma data que será assinalada com toda a pompa e circunstância que o momento merece. As celebrações, que começam logo pela manhã, terão como pontos altos o hastear da bandeira, a inauguração do Museu FC Porto by BMG e a Gala dos Dragões de Ouro.

    O hastear da bandeira, agendado para as 10h30, junto à porta 1 do Estádio do Dragão, marca o arranque de um dia que promete muitas emoções, num regresso ao passado que recuperará todas as boas memórias da história do clube, apontando para um futuro igualmente promissor.

    O aniversário prossegue na Sé Catedral do Porto, onde se realizará, pelas 12h00, a missa de acção de graças pelos 120 anos do FC Porto.

    Ao início da tarde, pelas 15h00, será chegado um dos eventos mais aguardados do ano para o universo azul e branco: a inauguração do Museu FC Porto by BMG. O espaço, que se espera vir a ser de culto para todos os aficionados do clube, desvendará a história dos Dragões ao longo deste mais de um século de vida, de uma forma dinâmica e, acima de tudo, apaixonada.

    Refira-se que todas estas vivências poderão ser acompanhadas pelo público em geral já a partir de 26 de Outubro, data apontada para a abertura do Museu, que passará a contar nas suas instalações também com a Loja do Associado, a FC Porto Store e o Museu Caffé.

    Para a noite de 28 de Setembro está reservado mais um momento único, com a realização da Gala dos Dragões de Ouro, a premiar os que mais de distinguiram na temporada transacta. O desfile das estrelas começa às 21h00, no Pavilhão Dragão Caixa, que recebe pela segunda vez o evento.

    ResponderEliminar
  7. Museu só abre ao público dia 26 de Outubro


    O FC Porto cumpre, no próximo sábado (28 de Setembro), o 120º aniversário, tendo reservados inúmeros eventos para assinalar a data.

    Para além do habitual hastear da bandeira azul e branca, no estádio do Dragão (10h30) e da missa de acção de graças pelo aniversário do clube nortenho, na Sé do Porto (12h00), o ponto alto do dia fica reservado para a tarde.

    A partir das 15h00, os dragões registam a inauguração do Museu FC Porto. De resto, a abertura oficial do espaço que contemplará a história centenária dos portistas está marcada para 26 de Outubro.

    Por fim, nesse mesmo dia, terá lugar a Gala dos Dragões de Ouro. A cerimónia, que visa premiar os desportistas do clube que mais se distinguiram na época passada, está marcada para as 21h00, no Pavilhão Dragão Caixa.

    ResponderEliminar