Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mais curiosidades sobre a vera Fundação do F C Porto em 1893…


Estamos em contagem decrescente ante a aproximação da data comemorativa dos 120 anos do F C Porto, que, escusado seria dizer mas nunca é de mais repetir, será marcante pela abertura pública do novo Museu do F C Porto. Sendo essa data assinalável em importantes aspetos para nós, embora custe a ser aceite por algumas franjas dos adeptos de clubes adversários, devido à confusão antiga que reinou durante anos e a ter revelado a certeza do F C Porto ser o clube atualmente existente e de primeiro plano de futebol mais antigo em Portugal. Fundado que foi por Nicolau de Almeida, a cuja personagem dedicamos uma devida atenção, aqui e agora, com recorte referencial duma “caixa” que o historiador António Rodrigues Teles lhe dirigiu na sua História do F C Porto. Demonstrando que a verdade era conhecida, apenas faltava qualquer coisa, nesses tempos, para haver a reabilitação...


Além das diversas provas oficiais que constam da historiografia respetiva, aproveitamos esta proximidade temporal para trazer a público mais umas curiosidades, das que em tempo devido passaram despercebidas, até posterior reposição histórica, como se sabe. Tratando-se, no caso, de mais uma referência que em tempos recuados constou do 1º volume da História do Futebol Clube do Porto escrita por Rodrigues Teles, às páginas 288 e 289, onde é feita alusão ainda a uma outra publicação, singularmente até de Lisboa. Isto já  publicado em 1913 e referenciado ainda pelos anos da década de cinquenta...

Desse interessante trecho, reproduzimos aqui, para que conste, a parte mais importante da página 288, visto na seguinte 289 o texto, retirado duma publicação ali indicada, nessa fração se referir a generalidades da época.

Eis o curioso texto, que dispensa mais comentários.


Armando Pinto


»»»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «««««

4 comentários:

  1. Ora cá estão provas bem claras para os que, por qualquer motivo, não querem ver a realidade pondo tudo em causa.

    Podem até ter direito à ignorância, mas evidenciá-la publicamente, em programas televisivos,como alguns «figurões» repetidamente insistem, é no mínimo uma estupidez. ´De resto, a estupidez é filha da ignorância.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Só com a chegada de Jorge Nuno Pinto da Costa ao FC Porto é que principiou a escrever-se a História do Clube através da pesquisa documental existente. Antes, que me recorde, não havia obra popularizada credível sobre as origens do clube, causando-me muita estranheza que, sendo o Porto um cidade onde viviam muitos ingleses, não tivesse sido aqui onde primeiramente se praticou futebol em Portugal. Não surpreende, por isso, que uma investigação séria e competente tivesse encontrado provas fidedignas da criação em 28 de Setembro de 1893, de um clube de futebol na cidade Invicta, com o nome de Foot-Ball Club OPorto, naturalmente o mais antigo de Portugal.

    RC.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras para exprimir a minha gratidão ao Sr. Armando Pinto, pelo seu abnegado trabalho em prol do Futebol Clube do Porto.

    Já muito aprendi sobre o passado do clube, devorando os seus textos publicados aqui e noutros locais da internet.

    O Sr. Armando Pinto não é um portista qualquer, é um ilustre portista que enche de orgulho muitos outros portistas pelo seu trabalho rigoroso, competente e determinado na divulgação da Memória Portista.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  4. O tempo é pouco, mas este Museu merece ser visitado e é um bom complemento ao Museu que brevemente vai ser inaugurado.

    Abraço

    ResponderEliminar