Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pablo Neruda: Até parece que conhecia o ambiente… da falta de verdade em Portugal!



Hoje completam-se 40 anos da morte de Pablo Neruda.

Por isso numa singela homenagem ao grande Nobel de Literatura de 1971, Pablo Neruda, dizemos-lhe em espírito: Obrigado.

Na pertinência, rememoramos sua aura, quando em Portugal não há poesia que valha, socialmente e até em desporto. Como ainda este domingo se viu, tal o que aconteceu. Embora a equipa do F C Porto não tivesse um dos seus bons jogos normais e tivesse havido falta de objetividade, como poderia haver se tivesse entrado mais cedo um Ghilas, por exemplo, e a defesa fosse mais expedita a afastar os lances de perto da nossa área, sem que o meio campo também tivesse estado compenetrado…e outros ses... mas, mesmo assim, a verdade é que isto (que se vê na imagem, descaradamente) não pode passar em branco - Então um penalti a 2 metros da grande-área…?!

Ora, a propósito, da evocação de Pablo Neruda, vemos quão atual é um seu dito lapidar, parecendo que conhecia o Portugal protetor ao Benfica do regime e seus funcionários, como é hoje Jorge Jesus... e os ataques à supremacia do F C Porto, com penaltis inventados e foras de jogo que valem golos...

Já ele antevia:

"A verdade é que não há verdade"


(Pablo Neruda) !

A. P.

2 comentários:

  1. Porque uma exibição menos conseguida da nossa parte não pode apagar esta vergonha e este escândalo que se passou ontem.

    Não há razão nenhuma para este "penalti" ter sido assinalado. O fiscal de linha está bem posicionado, o árbitro também tem obrigação de ver, a bola nem depois de bater no chão chega sequer a entrar na área e nós não nos podemos calar perante este roubo monumental.

    Isto só tem uma palavra: VERGONHA!

    ResponderEliminar
  2. O que acontece no futebol é um pouco o espelho do que se passa actualmente no nosso país. As regras são desrespeitadas, os infractores raramente são responsabilizados pelos actos que cometem, os repetidos atropelos à verdade tornaram-se uma vulgaridade que a sociedade aceita passivamente.


    Sob o ponto de vista dos prejuízos causados pela arbitragem ao FC Porto, só há uma palavra que os defina: ROUBO!

    É uma certeza comprovada: de facto

    "a verdade é que não há verdade" em Portugal.

    Abraço.

    ResponderEliminar