Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 1 de setembro de 2013

Paços de Ferreira – F C Porto, em Felgueiras: daqui somos e estamos nós…!


Hoje não é um dia como os outros, por aqui, com a deslocação da equipa principal do F C Porto a Felgueiras, casa emprestada do Paços de Ferreira, clube anfitrião que tem seu estádio em obras e por conseguinte pediu empréstimo temporário do estádio Dr. Machado de Matos à Câmara de Felgueiras, sendo como é municipal o recinto onde joga normalmente o F C Felgueiras 1932. Campo que o atual executivo municipal em boa hora recuperou, com os resultados que se vêm, voltando Felgueiras, assim, a ser palco de grandes acontecimentos como este.


Eis então Felgueiras de novo com grande tarde de futebol, diante deste jogo do F C Porto, embora como visitante do Paços de Ferreira. Podendo os visitantes, por exemplo, visitar antes ou depois a celebre fábrica do Pão de Ló, na casa-museu própria, mesmo ao lado do edifício da Câmara Municipal de Felgueiras. Pão de ló de Margaride que se corta à mão e é saboreado com acompanhamento dum bom vinho, branco, espadeiro ou tinto, dos verdes regionais de Felgueiras. E, também antes ou depois, podem e devem subir ao Monte de Santa Quitéria, rumando em tradicional traçado de capelinhas, local esse altaneiro que por sinal é considerado Monte das Maravilhas... 


Deitando o coração ao largo, numa exceção à defesa até agora andadeira devido a questões de saúde, obrigados a seguir normalmente em espírito o nosso clube, desta vez aproximamo-nos mais na hora e local no acompanhamento ao F C Porto, pois não é todos os dias que o nosso F C Porto vem ao nosso concelho, vindo jogar a Felgueiras. Assim como quem vem à janela e olha para um mundo atraente, debruçamo-nos no peitoril desse mundo, que desta vez vem até nós, a contemplar o ambiente, juntando finalmente o olhar e o pensamento, além do coração.

Podia lá eu deixar de ir, desta vez, com o Porto aqui à minha beira…?!


Ora como assim, tenho fé que os jogadores do F C Porto façam com que tenhamos uma alegria, esta especial naturalmente, logo hoje que finalmente volto a ir ver o F C Porto ao vivo e em direto, fisicamente.
Têm a palavra os que vão entrar em campo, dentro do lote que consta da lista de convocados do F C Porto:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Fucile, Otamendi, Abdoulaye, Maicon e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Defour, Herrera, Josué, Lucho e Quintero;
Avançados: Licá, Ricardo, Jackson e Ghilas.


O jogo com o Paços de Ferreira está agendado para as 17.45 horas deste domingo, aqui em Felgueiras.


É para ganhar e passarmos já ao comando do Campeonato da Liga!

Vamos lá, saboreando o bom vinho verde, mas de rótulo azul do néctar com o nome de Felgueiras, ao jeito que o tradicional doce felgueirense, pão de ló de Margaride, adoça as bocas!



Armando Pinto

2 comentários:

  1. Caro amigo, um sorte destas é só para quem a merece. E o amigo felgueirense-portista não tem rival que se lhe compare.

    Em tudo, um domingo feliz.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo. Que o coração se aguente mais, é o que desejo. Sei que esta foi uma excepção e por ser o Porto a estar perto de sua casa, portanto nada de arriscar, pois enfartes ficam sempre com mazelas. E desta vez o Porto enervou com tanto tempo a falhar o golo que veio quase só no fim. Como já passou algum tempo e tudo parece estar bem, fico contente. Saúde é o que desejo a quem é tao util à sociedade, como você Armando.

    ResponderEliminar