Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hóquei em Patins: Portistas Campeões, entre Lendas e Promessas… Mundiais.


PORTUGAL voltou a ser CAMPEÃO DO MUNDO de Hóquei em Patins, desta vez em SUB-20, no Campeonato do Mundo da respetiva categoria recentemente disputado na Colômbia. E em seniores, através duma poderosa seleção de Lendas, voltou a fazer um brilharete diante dos eternos rivais espanhóis...


Com efeito, no primeiro caso, depois duma campanha totalmente vitoriosa, os portugueses venceram a Espanha na final, triunfando com um volumoso resultado de 4-1. Cuja conquista ocorreu no fim-de-semana do passado dia 12 deste mês de Outubro. Tendo o F C Porto estado representado através de Helder Nunes, Pedro Cerqueira e Diogo Seixas, os quais se sagraram em Cartagena, na Colômbia, campeões do mundo Sub20, integrados na seleção portuguesa que, na final, venceu concludentemente a Espanha. Com Pedro Cerqueira e Diogo Seixas a marcarem um golo cada, no jogo da consagração.

= Diogo Seixas =

= Pedro Cerqueira =

Dez anos depois, Portugal conquista assim o seu segundo título mundial, interrompendo o domínio espanhol. No caminho para a final, a equipa lusa venceu, sucessivamente, a África do Sul (16-1), Angola (7-2) e Israel (10-0), na fase de grupos, e Colômbia (5-3) e a França (6-0). 

= Helder Nunes =

Helder Nunes, com mais este feito, reforçou assim também a proeza de há um ano ter sido Campeão Europeu com a seleção portuguesa de sub-20. Depois de, recorde-se, o mesmo defesa/médio Hélder Nunes ter feito parte da seleção nacional que disputou, recentemente, o Campeonato do Mundo de seniores-Angola/2013, onde Portugal conseguiu o 3.º lugar do pódio.


Dias antes, quanto ao segundo caso acima referido, teve lugar a 5 de Outubro um outro e diferente encontro, esse a nível de antigos ídolos dos patins e sticks. Tendo havido, então, em encontro inserido no programa do evento Guimarães-Cidade Europeia do Desporto/2013 e realizado nas Caldas das Taipas, vila dos arredores vimaranenses, um jogo Portugal-Espanha de Lendas. Entre cujos veteranos, com nomes lendários no mundo do hóquei patinado, figuraram do lado dos portugueses diversos antigos hoquistas do F C Porto, como Cristiano, Vítor Hugo, Vítor Bruno, Domingos Carvalho, Paulo Alves, Tó Neves, etc.


Cristiano capitaneou o conjunto luso e fez as honras da casa, sendo na área geográfica da primeira capital portuguesa que se realizou tal sucesso.


Desse jogo de exibição e confraternização, juntamos algumas imagens sugestivas, que bem dispensam legendas explicativas, porque as caras dos nossos hoquistas continuam bem familiares. Bem como sua fisionomia sobressai nas jogadas demonstradas e elegância exibicional que ainda patenteiam.




Foi então possível voltar a ver em cena algumas das maiores lendas vivas do hóquei patinado português e espanhol. Guimarães Cidade Europeia do Desporto/2013 promoveu a realização desse singular encontro de velhas guardas, que colocou frente a frente as duas maiores potências da modalidade. Cristiano Pereira, Tó Neves, Vítor Hugo e restantes elementos portugueses, mais Toni Rovira, Salarich, Joan Enrique Torner e Garriga foram, portanto, alguns dos atletas que voltam a vestir a camisola das respetivas seleções, reeditando inúmeras e sempre frenéticas finais de outrora. A equipa das quinas esteve orientada por Franklim Pais, enquanto que a “armada espanhola” era comandada por Andre Caramés. Neste Portugal-Espanha o triunfo sorriu aos portugueses numa vitória por 4-3, sendo o prélio disputado como um dos eventos integrantes do “Hóquei Patins Fest”, uma iniciativa congregadora dum conjunto de atividades onde o hóquei em patins era a modalidade rainha e no qual também se inseriu o III Torneio Internacional do CART, em que a formação taipense foi a anfitriã desse quadrangular, de que saiu vencedora a equipa espanhola do Igualada; e incluiu, no dia 6 de Outubro, ainda uma Tertúlia sob lema d’ “A realidade do hóquei em patins em Portugal”. Havendo aí o “Hóquei Patins Fest” reservado lugar, também, para uma discussão sobre o atual momento que a modalidade vive no nosso país, na qual reuniu Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva de Guimarães/2013, Cristiano Pereira e Joan Torner, atletas das seleções portuguesa e espanhola de lendas, respetivamente, para um debate em torno desta modalidade com 75 anos de história em Portugal e que, atualmente, contabiliza duas centenas e meia de clubes e 10 mil praticantes.




Deste modo confirma-se maior enriquecimento das participações do F C Porto em grandes cometimentos do hóquei em patins, com o brilhante património humano de que é detentor, como nestes dois acontecimentos se constata, quer na conquista obtida por jovens promessas, como na contribuição evocativa proporcionada em mais uma jogatana dos nossos antigos heróis, no jogo das Estrelas e Lendas do hóquei em patins português, ibérico e mundial.

Armando Pinto

~~»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««~~

Nota - A propósito, do que acima referimos sobre anterior título de Helder Nunes, recorde-se
(clicando sobre o link)
A.P.

2 comentários:

  1. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FELICITA SELEÇÃO DE SUB-20
    O Presidente da Republica Aníbal Cavaco Silva enviou para a FPP um telegrama a felicitar a seleção de Sub-20 pela conquista do Mundial em Cartagena na Colômbia.
    É o seguinte o teor da mensagem de felicitações:
    “No momento em que a Seleção Nacional de Hóquei em Patins sub-20 se sagrou campeã mundial da modalidade na Colômbia, quero felicitar todos os seus elementos pelo lugar alcançado.
    A vitória que a Seleção alcançou nesta fase final do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins sub-20 é motivo de orgulho dos adeptos e dos Portugueses em geral, pois dignifica e honra o desporto nacional.
    Quero congratular os jogadores, os técnicos e os dirigentes da Federação de Patinagem de Portugal pela dedicação e o empenho demonstrados, a todos desejando as maiores felicidades desportivas e pessoais."

    Aníbal Cavaco Silva
    Presidente da República
    Palácio de Belém, 15 de Outubro de 2013

    Perguntamos nós: E congratular os clubes e seus dirigentes? que contribuíram com o mais importante, os hoquistas?!

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando Pinto, o seu blog é sempre uma agradável viagem pela história portista, e não só.
    É uma verdadeira lição de portismo no seu grau maior, seja qual for o assunto.
    O Lôngara também é espectacular, leio seus blogues desde sempre, porque sou fã dos seus textos e fotos históricas, que rica coleção deves ter em casa, que contam e mostram a trajetória do clube através de quem escreveu na altura nos jornais da época, o que é muito bom para calar certos "paladinos da verdade desportiva" que proliferaram qual ervas daninhas nas últimas décadas:-)

    O que me traz aqui, para além da agradável leitura, é um convite para que conheças meu blog sobre Pelé, onde podes ler textos de Nelson Rodrigues ou Vinícius de Moraes e ver vídeos e curiosidades que mostram a trajetória do melhor de todos os tempos, sem falsa modéstia.

    O endereço é
    http://pelethebest.blogspot.pt

    Abraço e continue a calar a boca aos "paladinos da verdade desportiva" :-)

    ResponderEliminar