Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Parabéns Amigo Sr. Armando Silva!


Hoje é o dia do aniversário natalício do meu particular amigo Sr. Armando Pereira da Silva, o guarda-redes Armando do F C Porto, que também e bem defendeu as redes do Braga – em cuja representação, dos dois grandes clubes de Entre Douro e Minho, esteve por duas vezes no estádio do Jamor, em duas finais vitoriosas, de cada um, respetivamente. Uma, ainda muito jovem, pelo F C Porto, como integrante do plantel que esteve escalado para o jogo em que o F C Porto derrotou o Benfica, por 1-0, com golo de Hernâni, no ano de 1958; e, como guardião titular, na célebre Taça de Portugal conquistada pelo Braga, em 1966, diante do Setúbal, também por 1-0.


Ao amigo sr. Armando já fizemos anteriores referências biográficas na blogosfera (aproveitando agora para relembrar): primeiro num artigo no blogue “Paixão Pelo Porto”, do amigo Ricardo Vara. Depois, volvidos tempos, no inicial blogue cá do autor, no “Lôngara-Actividade Literária e Memória Alvi-Anil”… e posteriormente no atual “Memória Portista” (conforme se pode recordar clicando nos links abaixo indicados), além de outras referências em diversos mais artigos, a propósito de variados temas, em cuja envolvência ficou relacionado.


= Armando integrado na caravana do F C Porto que em 1958 foi em digressão oficial a Angola e Moçambique. =

Pois esse simpático guarda-redes que sempre foi um grande Portista de gema, além de Portuense de nascimento, perfaz neste dia 75 anos de vida. E, embora desta vez não acrescentemos nenhum artigo mais – que deixamos para uma oportunidade que venha a calhar noutro tema, para variar – queremos prestar-lhe mais uma homenagem. Fazendo lembrar ao clube que seria lindo juntar ainda no estádio do Dragão, num dia que aprouver, os guarda-redes ainda vivos dos que vestiram a camisola nº 1 e defenderam as balizas na equipa principal do F C Porto. Não sendo muito fácil tal realização, ao menos evocando-se os que ficaram mais ligados a esse estatuto (dos que tiveram a responsabilidade de guardar as nossas balizas em determinadas fases e por diversos jogos), de modo a juntar-se num tributo os nossos ídolos Américo, Armando, Vítor Baía e Helton, junto com Rui, Aníbal, Tibi, Torres, Fonseca, Amaral, Mlynarczyk, Hilário, Rui Correia, Ovchinnikov, Nuno, Beto… até aos também atuais Fabiano e Kadu.

Armando Pinto

= Relembrando:

No inicial blogue do autor, “Lôngara-Actividade Literária e Memória Alvi-Anil”
in
- Homenagem Viva ao guarda-redes Armando…
e
- Armando Pereira da Silva: Foto-biografia…

(infelizmente artigos desaparecidos da Internet com o blogue, que foi destruído por alguém adepto de clube adversário)

E (pode recordar-se, clicando) no atual blogue “Memória Portista”, 
em

A.P.

1 comentário:

  1. Muitos parabéns ao seu amigo Sr.Armando Pereira da Silva pelos seus 75 anos e meu conhecido também. Um feliz dia para ele, Saudações portistas. Grande abraço para si Sr.Armando, está exelente o seu blog.

    ResponderEliminar