terça-feira, 5 de novembro de 2013

Verificação histórica


Nestes tempos em que se torna necessário uma verificação de validade numa grande maioria das situações, perante o estado a que chegou a era contemporânea, contrária à compreensão real, salvam-se casos de seriedade afetiva, como é a existência de agremiações de grande vitalidade e vínculo sacramental comunitário, tal como o F C Porto. Cuja subsistência apenas necessitará de verificação como apreço, diante da grandeza e funcionamento estrutural conseguido.

Nesta afetividade e dado o interesse que merece, colocamos à verificação apreciativa o passado histórico deste grandioso clube, permitindo acesso a um resumo feito há já alguns anos, mas que abre horizontes, porque sem passado nunca haveria presente e futuro.


Eis aí, então, umas páginas (apenas quatro, por ora) duma alocução proferida em inícios da década dos anos oitenta, do século XX, a que deitamos mão agora por haver tido publicação num opúsculo intitulado “PASSADO, PRESENTE, FUTURO”, da lavra do publicista portista Custódio Moreira de Castro.


Armando Pinto


»»»»» CLICAR sobre as páginas digitalizadas, PARA AMPLIAR «««««

1 comentário:

  1. Nascido o FC Porto em 1893, como está comprovado por documentos, inclusive autenticados pela biblioteca nacional, e depois de treinos e jogos de adaptação, porque o futebol era ainda quase desconhecido, naturalmente só mais tarde começou a ser levado mais a sério. E em 1906 passou, por meio das suas diversas equipas entretanto organizadas, de primeiras, segundas e mais categorias, a fazer jogos regulares.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar