Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Religiosidade Desportiva


O Desporto, como meio social onde o futebol tem coroa de rei, é uma caixa de ressonância da vida, com seus efeitos e motivos. Tal o que se verifica perante as deambulações que o mesmo desporto desperta, enquanto fenómeno de multidões e paixões.

Desporto que inclui crença no nosso clube, fé na mística que personifica o querer e a convicção nos ideais azul-brancos e unidade na simbologia que nos move. Não admirando assim, a nosso ver, a religiosidade que se associa, como aliás também reconhece o jornal de informação e opinião da diocese do Porto. Entre diversificados aspetos associados.

Ora, pois, ainda há uma semana rejubilava a capital do império da comunicação social portuguesa, e por tabela a opinião pública, com um resultado adverso para as cores Portistas - porque nas últimas décadas, pelo menos, não é muito normal que o F C Porto perca um jogo de futebol, em provas de alto nível - e volvidos dias, ainda se não passara completamente uma semana mais, e eis que o fim de semana seguinte se inicia com um resultado negativo da equipa do regime mediático português…  Sim, com um inesperado empate caseiro do Benfica diante dum dos últimos classificados e, mesmo assim, favorecido com um penalti inexistente, senão… haveria maior sortilégio ainda na magia que o futebol provoca.

Atendendo a todas essas cambiantes, trazemos à estampa, neste espaço particular, como acima referimos, um interessante artigo sobre a magia do futebol, respigando uma coluna do jornal diocesano Voz Portucalense (que tem também e muito bem espaço para a cultura geral), em sua edição recente de 4 de Dezembro – cujo teor é elucidativo, a pontos de incluir até uma citação do Bom Papa João XXIII referente a matéria tão populista. 


(CLICAR sobre o recorte digitalizado, PARA AMPLIAR)


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Gostei muitíssimo deste artigo, o esporte sempre foi um lazer e assisti jogos de futebol, vôlei e basquete. Não acredito na agressividade como forma de bom extravasamento. Parece que as condutas tendem a se modificar e isso desagrada a todos. O que acontece com a alegria desportiva transformada em nada é muito triste. A boa convivência e o bom comportamento são normas dos costumes e da civilidade. Gosto dessas postagens cordiais, faz com que sintamos saudades dos tempos educados. Quero aproveitar a visita para desejar Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar