Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Dia Um de Novo Ano Portista


Como já vem sendo tradicional, mediante a realização nos últimos anos de ações do género, de aproximação da equipa de futebol do F C Porto até aos adeptos, teve lugar no estádio do Dragão mais um anual Treino Aberto no primeiro dia do ano, neste dia 1 de Janeiro de 2014.

Foi uma tarde de fervor clubista, na prática, esta ocorrência do Treino Aberto de Ano Novo, numa comunhão de clubismo e manifestação de grandeza clubista, pois juntar mais de dez mil pessoas para assistir a um treino de futebol, numa tarde invernosa, é algo fora do comum.


Contando com diversas novidades, a sessão foi ainda acrescida de outras surpresas, entre as quais, durante o treino, dez jogadores estiveram “equipados” com câmaras de vídeo “GoPro Hero 3+ Black Edition”,para captar vários planos do treino, a partir de pontos aéreos, do relvado, da baliza, etc. De modo a possibilitar imagens de ângulos nunca vistos, aumentando a emoção e criando uma maior proximidade com a realidade. Verificando-se que no FC Porto se continua a inovar e assim o grande baluarte da Invicta é o primeiro clube português a utilizar a tecnologia GoPro, para produções videográficas do clube. 

Nesta ocorrência digna de registo, houve também oportunidade de apresentação pública do regressado Quaresma, tendo a vasta plateia podido ver e aplaudir esse malabarista do futebol que continua a ser Ricardo Quaresma, o extremo das trivelas e, quantas vezes, goleador decisivo de importantes jogos. Um artista da bola que, enquanto esteve antes no F C Porto, teve papel primordial em muitos resultados. Ora, é com essa esperança que nos congratulamos com o seu retorno, com fé que, tal como anteriormente foi, novamente venha a poder ser um jogador daqueles que fazem a diferença.


Quaresma era, e é, um futebolista de apreciações diversas, em opostos sentidos, capaz de jogadas deslumbrantes e prestações menos conseguidas. Levando a bola colada ao pé sem que ninguém lha tire, perante a troca de olhos que provoca nos adversários, ou cabisbaixo provoque algum desânimo nas hostes, quando não joga para a equipa. Mas que, quando confiante e de moral alevantada, consegue levantar a cabeça e colocar a bola onde mais desejamos que ela vá, até beijar as redes das balizas adversárias.

Personagem algo especial de momentos épicos, como quando vimos a bola saída de lado dum dos seus pés a afagar o véu da noiva (como diz a linguagem futebolística brasileira), entrando dentro da baliza do Benfica… por mais que uma vez; queremos que ele volte a repetir tais momentos e, agora, marque também ao seu antigo Sporting. Porque havia sportinguistas dizendo que ele nunca jogava nada contra o Sporting, pela antiga relação havida… mas, afinal, foi ao F C Porto que ele quis regressar, no seu retorno ao futebol português.


Então, ainda com o sabor do momento Kelvin marcante do ano findo, começa novo ano com água na boca para mais momentos desses, com Quaresma, Kelvin e outros que tais, dos nossos jogadores do F C Porto. E como o primeiro dia é sempre especial, ficamos a desejar que este dia seja mesmo de relevo específico, perante um futuro auspicioso para o resto da época desportiva do F C Porto, a partir do começo deste novo ano civil.

Armando Pinto

Obs. : Imagens captadas, pelo autor destas linhas, a partir da transmissão televisiva do Porto Canal. 

1 comentário:

  1. Já deixou tudo bem explicado, como o site do FCP confirma

    FCPorto.pt
    Quaresma: "É nesta casa que me sinto feliz"
    01-01-2014


    Ricardo Quaresma está de regresso ao FC Porto e foi a principal atracção no treino aberto dos tricampeões nacionais no primeiro dia de 2014, no Estádio do Dragão. Mais de dez mil adeptos saudaram o internacional português no início da sua “segunda vida” de Dragão ao peito.



    “Estou feliz por estar de volta a uma casa que conheço bem, onde sinto o carinho e a confiança das pessoas. O mais importante é sentir-me feliz e é nesta casa que me sinto feliz. Estou preparado para ajudar a minha equipa, o meu clube e os meus adeptos a ganhar mais títulos”, disse Ricardo Quaresma logo após o primeiro treino com os novos companheiros. Depois de representar o FC Porto entre 2004 e 2008, o internacional português, atualmente com 30 anos, volta a um clube que lhe diz muito e no qual conquistou duas Supertaças Cândido de Oliveira, três Ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e uma Taça Intercontinental.

    “Sinto um orgulho muito grande por voltar e recuperei a alegria de jogar futebol. Quando estou alegre e feliz, não tenho receio de nada”, acrescentou o mais recente reforço dos tricampeões nacionais antes de fazer um duplo agradecimento ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e ao treinador Paulo Fonseca. “Reafirmo que é um grande orgulho voltar a vestir a camisola do FC Porto e agradeço em particular a essas duas pessoas, que acreditaram em mim e no meu valor. Quero retribuir essa confiança dentro do campo e ajudar o meu clube a conquistar mais títulos”.

    Notícias Relacionadas

    Mais de dez mil adeptos no treino aberto

    Mesmo debaixo de chuva intensa e vento forte, mais de dez mil adeptos portistas marcaram presença no tradicional treino…

    ResponderEliminar