Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pinga: Um futebolista d’ ouro de outros tempos.


Está-se num período de loas de popularidade de alguns nomes sonantes do futebol, daqueles mais contemporâneos da difusão televisiva e mais ainda da teia informática expandida através da Internet. Nomes mais recentes e conhecidos das gerações atuais, por isso, que antigos astros do desporto-rei, dos que em tempos passados faziam as delícias do imaginário das multidões, entre adeptos e simpatizantes de perto e longe, quantas vezes sem nunca os terem visto ou apenas conhecerem por gravuras de jornais, quando não só de ouvirem deles falar.


Por tais razões e mais umas quantas considerações, devemos sempre recordar nossos maiores, os que nos precederam na defesa do que sentimos e nos entusiasma, como nossos antepassados, a nossa pátria e o F C Porto. E, porque os de outras eras não chegaram a ser do tempo de tv´s e computadores, não podemos esquecer grandes valores de antigamente, neste caso dos que bem serviram o F C Porto. Tal como numa religião se deve conhecer os fundamentos e numa votação o respetivo programa delineado, também nestes casos, como a memória desportiva, se deve ter em conta o percurso histórico, e não apenas reduzir tudo a um conhecimento ditado pelo mediatismo da atualidade e ditames da comunicação social vigente.

Assim sendo, por exemplo, devemos todos conhecer Artur de Sousa  Pinga, o grande futebolista português dos anos trinta e quarenta, do século XX. Como é possível recordá-lo, através do que ficou escrito. E como de outras vezes, anteriormente a este artigo, já desenvolvemos alguns textos e colocamos alguns recortes e crónicas sobre ele, neste nosso espaço da blogosfera, dispomos desta feita de mais umas frases identificativas de sua valia, na senda de sua fama, a perdurar pelos tempos além, no seio da verdadeira história do desporto português.  


(CLICAR sobre a digitalização, para ampliar)


Armando Pinto  

2 comentários:

  1. Bem visto. Já que os contrários e anti-Porto de televisões e da Bolhas, do Rascord, Correio das manha e outros dessa laia, não querem dar valor aos históricos do F C Porto, temos ao menos nós o dever de os lembrar e não deixar esquecer as injustiças, como a do Lemos, que só porque marcou 4 + 2 golos numa época ao Benfica foi mandado para a Guiné, obrigando a que a guerra interrompesse a melhor fase da sua carreira. E tantos e tantos casos mais. Ao passo que o Eusébio foi poupado de ir para a guerra do ultramar, com negociata do exército governamental que mandou dois rapazes obrigados a ir em nome dele.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que dizem os mais velhos e também por aquilo que se lê, o Pinga foi um grande jogador, dos melhores que vestiram a camisola do F.C. Porto e da Selecção Nacional.

    ResponderEliminar