Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Quaresma já assusta adversários… pouco católicos!


Ainda está longe o tempo de Quaresma, no calendário móvel anual, e já há quem se amedronte ante a proximidade desse nome, entre gente receosa e de pouca fé, temendo o bem dos outros, diante do que pode acontecer.

Não se trata, obviamente, do tempo quaresmal, que só começa após o Carnaval, mas de outro facto que pode virar samba carnavalesco através do batuque resultante de trivelas capazes de pôr gente a dançar e outros com vontade de se mascarar…  

Ora, é isso que se constata, quanto ao Quaresma, o futebolista Ricardo Quaresma regressado ao futebol português para, tal como da primeira vez, agora voltar a representar o F C Porto. Perante cuja realidade os adversários, por meio de representação oficial federativa, se apressaram a tentar fazer adiar sua estreia. O que, assim sendo, se pode dizer tratar-se de gente pouco católica, por não pensar no próximo… e que, assim, sem olhar a meios para atingir fins, conseguiram que Quaresma se não estreie ainda este fim-de-semana, para não ganhar ritmo e, sobretudo, moral, a tempo de ser considerado apto a ir ao jogo da semana seguinte…


Enfim, isto nota-se à evidência a partir da novidade surgida ao fim da tarde desta sexta-feira, com a notícia difundida com ênfase prazenteiro por algumas estações noticiosas, tal os comentários surgidos, a partir que se soube que a Federação não oficializou a inscrição de Quaresma a tempo de alinhar no jogo da eliminatória da Taça deste sábado, por os serviços terem estado encerrados – num dia destes, normal, mas em que deu jeito fazer gazeta, como se viu. Sabendo-se que as inscrições só reabriram ontém, dia 2, o primeiro dia útil do ano, e hoje, último dia de expediente da semana, não houve  sincronização burocrática.

É que o Quaresma anima as hostes azuis e brancas e sabe bater no peito pelo F C Porto!

Pois sim... A própria Bola TV referiu ao começo da noite que houve um braço de ferro entre a Federação e o F C Porto e não foi por culpa do F C Porto, mas sim por problemas burocráticos entre as Federações respetivas. Assim como no Porto Canal foi entretanto explicado que «o F C Porto tudo fez para tratar o assunto em tempo útil, mas o feriado no Dubai e o facto da Federação estar fechada, impossibilitaram a chegada do certificado.»

Com efeito, depois da apresentação pública na entrada do Ano Novo, já Quaresma estava convocado para integrar o lote dos escolhidos com vista ao jogo da Taça de Portugal diante do Atlético. O que até já levava certa comunicação social a tentar uma outra jogada psicológica antecipada, ao lembrar que Quaresma falhara um penalty contra o Atlético há alguns anos...

Entretanto conta que o certificado internacional não pôde dar entrada na FPF, por impossibilidade de contacto com a federação onde ultimamente Quaresma esteve inscrito, porque os serviços federativos se encontravam encerrados. Então… Ricardo Quaresma foi excluído da convocatória de Paulo Fonseca, pois o mesmo certificado internacional do extremo teria de dar entrada burocrática até às 18 horas, mas isso não ocorreu.


Paulo Fonseca pretendia utilizar Quaresma de imediato, de forma a possibilitar célere estreia do extremo, e por isso integrou-o na convocatória de 19 nomes divulgada ao início da tarde. Sem Quaresma, sobram ainda 18 atletas e é essa a listagem final para o desafio frente ao Atlético.

Tudo aponta, pois, para que a estreia do internacional português ocorra no Estádio da Luz, a 12 de Janeiro próximo. E seria bem feito que Quaresma desse razão aos que têm pouca fé no seu clube, tal o receio de que ele jogue então… no salão de festas da Luz apagada…!

Armando Pinto


4 comentários:

  1. Como os pasquins do costume gostam de lembrar vitórias do Atlético, a nós está a apetecer-nos relembrar um FCP-Atlético de 1976. O FC Porto venceu por 8-2. Destaque para o Gomes que marcou...6 golos. Marcaram também Oliveira e Cubillas. Pedroto fez alinhar Tibi, Taí, Simões, Freitas, Celso, Octávio, Cubillas, Duda, Gomes, Seninho e Oliveira. Tb jogaram Ademir e Rodolfo.

    ResponderEliminar
  2. Na Bola TV reparei no sorriso do locutor e do comentador, no programa das sete e tal da tarde. Eles aliás julgo que foram dos primeiros a dizer que a Federação estava fechada. Passo os olhos por esse canal depressa e fujo, mas eles andam muito a par de tudo, como nisto. Pena que não disfarcem o anti-portismo deles.

    ResponderEliminar
  3. Não foi por acaso que os Dragões foram alvo de controlo antidoping nesta sexta- feira, de surpresa. Mas os do Benfica não. O plantel do FC Porto foi sujeito, esta sexta-feira, a um controlo por parte da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) dizem as notícias. E o plantel do boifica deve ter sido avisado que não era desta ainda..

    ResponderEliminar
  4. O trengo do Ribeiro Cristóvão disse hoje na televisão onde comenta que não se entende como num clube como o Porto foi deixado acontecer o problema da papelada, culpando portanto o FC Porto, para tirar a culpa do organismo federativo, Entende-se a dele, sendo um anti-portista, mas esquece-se que na véspera não foi feriado lá nas arábias e a <Federação não entrou em contacto com eles, contrariando a vontade e toda a pressa do FC Porto.
    Felizmente o FC Porto passou nas calmas o Atlético e já está nos quartos da Taça, com uma goleada que não deixa dúvidas, mas deixou mais amargos na visão dos lisboistas aziados.

    ResponderEliminar