Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Supertaça Europeia: Prestigiada prova só conquistada por um clube português - F C Porto!


Foi num dia treze, por sinal de boa memória para o F C Porto e para os anais do futebol português. A 13 de Janeiro, em pleno estádio das Antas, no Porto, como que a aquecer essa fria noite do início de 1988. Quando se consumou a conquista da importante prova oficial da Europa como é a Supertaça Europeia, cuja conquista começara antes com uma vitória na Holanda. Faz anos agora, tendo isso acontecido a 13 e a euforia se prolongado nos jornais portuenses pelo dia 14. Efeméride essa que aqui evocamos, sem necessidade de muitas palavras, mais, tal o impacto que teve essa dupla vitória.

Antes disso havia adeptos de outros clubes a vangloriarem-se de umas vitórias de seus clubes na Europa, como se eles fossem de outro mundo. Pois o F C Porto, num ápice, entre a Primavera de 1987 e o início das luas de 1988, ganhou tudo o que havia para ganhar ao nível das oficiais taças europeias e mundiais. Passando a ser detentor, além da então Taça dos Campeões Europeus, também possuidor e até único dono e senhor em Portugal da Taça Intercontinental / Mundial de Clubes e… da Supertaça Europeia.

Algo que o Mundo Portista não esquece. E em Portugal… há quem se orgulhe disso!



Armando Pinto

1 comentário:

  1. Só nós é que temos esta e outras taças. Não somos maioria, nem isso interessa, na optica de maiorias como a de Hitler e as alianças que das maiorias dos governos portugueses que levaram e têm Portugal em crise. Mas somos na verdade o clube Português com melhor palmarés internacional e com mais títulos no total. Não somos reconhecidos pelo país? Se pelo contrário ainda somos diferenciados, conforme se vê como a Benfica TV furou a lei e transmitiu um jogo de domingo à mesma hora de inúmeros jogos de futebol, e o Porto canal está a ser atacado pelos organismos oficiais só por ser do F C Porto. Triste país.

    ResponderEliminar