Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Matamos o galo…!


Mesmo roubados... com uma boa exibição, demos a resposta!

LIGA ZON SAGRES: 19.ª Jornada, em Barcelos - RESULTADO FINAL:
Gil Vicente 1-2 FC PORTO
- Golos de Silvestre Varela, pelo F C P, aos 18', 53'; e por banda do galo Gil através de Hugo Vieira, aos 55', do tempo de jogo.

Pois foi, enfim… Depois de vários anos em que as idas a Barcelos se saldaram por diversos resultados negativos, especialmente fruto de arbitragens escandalosamente desonestas, desta vez o F C Porto conseguiu vencer, apesar de novamente contra mais uma arbitragem com frete encomendado pelo sistema. Mas, felizmente, ganhamos… nós Portistas, porque Somos Porto!


Contribuiu para tal desiderato a maneira como os futebolistas do F C Porto se comportaram, a toda a linha, de modo a superar as contrariedades e a forte oposição da arbitragem. Merecendo mesmo realce a prestação da equipa azul e branca, que agora, segundo a exibição conseguida neste fim de domingo, parece que começa a afinar e a ganhar confiança, a modos de assustar os adversários diretos. Tal o que se ouve nos comentários dos canais televisivos afetos aos clubes do sistema, todos com cara de poucos amigos e frustrados…  


Então, como muitos esperam ainda matar o borrego, dos campeonatos que lhes andam a fugir há muito… nós, os Portistas, já matamos neste jogo o galo que andávamos a ter, em terra do galo de Barcelos.

= Equipa do F C Porto que iniciou o triunfo em Barcelos - nesta noite de Fevereiro de 2014…

Ganho novo ânimo, perante a melhoria da equipa do F C Porto, e sabendo que neste andar tudo ainda é possível, queremos também aqui homenagear estes nossos representantes, na sequência de tudo quanto representam todos os que ao longo dos anos de nossa vivência clubista apreciamos terem vestido a nossa camisola alvi-anil. Recordando, agora, a mais recente formação do F C Porto (acima), em cotejo, de seguida, com uma dos tempos em que o autor começou a sentir atração pelo F C Porto e a viver os jogos que os jogadores de azul e branco vestidos foram conseguindo ultrapassar e vencer.

=… na linha do que décadas antes outros triunfaram num dos primeiros jogos dos que fizeram vibrar o entusiasmo dum então jovem adepto… nos inícios dos anos sessentas.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Pareceu-me que a equipa está determinada a mudar de rumo. Pelo menos no que à aplicação diz respeito, os jogadores correram com o não via fazer há bastante tempo, parecendo que se libertou de fantasmas que andariam a ensombrar o Olival. Apesar da descategorizada equipa que defrontou, o FC Porto de outros jogos teria tido muitas mais dificuldades em vencer e, principalmente, em produzir o jogo que conseguiu.

    Fico à espera da confirmação da retoma para alimentar a esperança de sair da crise e superar a concorrência.


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma boa e importante vitória contra um adversário sempre difícil e num terreno também difícil e péssimo.
    Os jogadores deram uma boa resposta e mostraram que ainda estão na luta.
    Vamos ver agora na 5ª feira se esta exibição de ontem vai ter continuação, apesar do adversário ser mais complicado, ou se vamos voltar atrás.

    Abraço

    ResponderEliminar