Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 29 de março de 2014

Efeméride: Entrega das Faixas aos Campeões de 1958 / 59… e Homenagem a Pedroto!


Nesta data, em 1959, houve nas Antas digno preito aos Campeões do F C Porto que venceram o sistema perpetrado pelo Calabote.

É conhecida a história algo dramática da epopeia vivida no final do campeonato português findo em 1959. Passados dias houve apoteose na entrega das faixas, a propósito da festa de homenagem então prestada a Pedroto - a que se referem estas primeiras imagens, no ato protocolar, com Pedroto a ser felicitado por Guttman e pelo então conhecido adepto da bandeira gigante do F C Porto.


Ora, na passagem da data de tal efeméride, recordamos esse festival de futebol acontecido no estádio das Antas. Fixado ainda à posteridade numa foto de conjunto que faz parte da história, bem como também já foi colocada nos nossos espaços da blogosfera Portista, anteriormente, mas que pela pertinência, no caso, voltamos a lembrar: 

- Pose a registar a imposição das faixas aos campeões nacionais, antecedendo jogo particular (da referida homenagem a José Pedroto) contra o Furth EV da República Federal da Alemanha, disputado no antigo Estádio das Antas em 29/03/1959 e que o FC Porto venceu por 4-1.

Campeões 1958/59 - Em cima, a partir da esquerda: Dr. Paulo Pombo (Presidente), Virgílio, Lito, Carlos Alberto, Américo, Carlos Duarte, Luís Roberto, Monteiro da Costa, Bela Guttmann (Treinador), Amaral (Diretor), A. Sarmento e Osvaldo Silva. Em baixo, pela mesma ordem: António Teixeira, Morais, Gastão, Noé, Acúrcio, Perdigão e Pedroto. (Faltam na foto, por não terem podido estar presentes na ocasião, entre outros: Hernâni, Miguel Arcanjo, Osvaldo Cambalacho, Pinho e Barbosa.)

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Mais uma página gloriosa na história do nosso Clube em que o meu amigo Armando retrata maravilhosamente momentos em que jogadores como o Pedroto e outros dignificaram e bem a imagem do Clube. Uma homenagem merecida ao jogador Pedroto que de facto coincide com a sua despedida ao mesmo tempo em que foi campeão nacional 1958/59. Outrora em que o sistema (politico) e (desportivo) desses tempos tudo faziam para denegrir o nosso FCP, que para isso já a comunicação social não fazia grandes páginas nos seus jornais, porque não chegava para ser noticia e assim muitos não se apercebiam do que se passava no FCP. Enfim, outros tempos que o amigo Armando sabe e que não precisa de descrições. Um forte abraço Armando e venham outras páginas como esta que dignificam o nosso histórico FCP !!!

    ResponderEliminar
  2. Your style is very unique compared to other folks I have read stuff from.
    Many thanks for posting when you've got the opportunity,
    Guess I will just book mark this page.

    Feel free to visit my site: fast garcinia

    ResponderEliminar