Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

À espera da nova camisola principal…


Diz um rifão popular que quem espera sempre alcança. E um Dragão sabe esperar, como o mitológico símbolo que encima o emblema do F C Porto esperou longo tempo até ser associado à representatividade Portista.

Assim, quem esperou muitos anos para ver o F C Porto campeão português de futebol sénior, naturalmente Dragão, espera sempre o melhor para o F C Porto.

Ora, também como que a exorcizar anteriores desilusões, cá estamos à espera da nova camisola principal do F C Porto, entre a expetativa quanto aos equipamentos portistas para a nova época. Com esperança que seja desta que volte uma versão à Porto. Esperando poder voltar a vestir a camisola azul e branca, à nossa maneira. À dragão que há aqui, como esta casa gasta…!


Armando Pinto

5 comentários:

  1. As camisolas que vão ser usadas na época seguinte, já deviam ter sido apresentadas e consequentemente colocadas à venda, para estarem à disposição de quem retorna ao país por estas alturas da Primavera e Verão. Assim como para todos, contando com os que aqui vivem. Tal como era forma de se esquecer o que já passou e se pensar no futuro. Essa era a parte que a área comercial devia mais ter em conta.

    O caso das camisolas nos últimos 14 anos, no F C Porto, tem sido incompreensível. Depois dos primeiros anos em que houve evolução da camisola, estabilizou o modelo oficial, a pontos de ter ficado nos Estatutos oficiais, aprovados em Assembleia Geral de Sócios e aval do Governo da nação, ter ficado escrito e institucionalizada a camisola com duas listas azuis, - cada uma com cerca de 8 cm, sobre fundo branco, com calções azuis. Equipamento assim que foi usado durante cerca de 70 anos. Até que no ano 2000 houve radical mudança, com alteração da ordem das listas, num retorno a outros tempos, de risca ao meio. Depois veio uma camisola de dois campos, metade azul e metade branca e de seguida as de risquinhas estreitas, em números diversos conforme os anos, etc e tal. Como se sabe.
    Nisso tudo a Nike descaracterizou a camisola tradicional do F C Porto e durante 14 anos não foi capaz de fazer uma camisola à Porto. Mas curiosamente noutros países fez camisolas iguais às históricas e tradicionais do F C Porto, mas noutras equipas… estrangeiras.
    Como entender isto?
    (Porque num grupo de amigos Portistas já referi, vou aqui colocar a mesma questão):
    - Esta teoria ouvi-a há tempos e nem sei que diga: A Nike em Portugal deve ter representantes máximos benfiquistas, que procuraram retirar o respeito que as camisolas tradicionais do F C Porto provocavam, pelos muitos anos de ativo, pois eram as mais vistosas de todas as que existiam... e no clube não houve quem soubesse discernir!
    O certo é que, como já alguém afirmou publicamente, o Benfica tem mantido a camisola de campo vermelho, apenas com algumas alterações pontuais, de pormenor, mas sempre com a camisola principal totalmente vermelha. Porque não tem sido mantida a do F C Porto com as duas listas? … embora com alguns pormenores a diferenciar as épocas, como antes acontecia, mas mantendo o essencial?! A desculpa da razão comercial não serve, pois nos clubes em que se manteve sempre um padrão idêntico, vendem-se na mesma, ou até mais, como é o caso das sempre brancas do Real Madrid…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudosismo saudável o nosso.
      Certamente que a demora no aparecimento da "nova" camisola será porque vamos regressar ao modelo antigo, mas está difícil de encontrar o molde.
      Façamos "força" para que a nova época traga muitas mudanças, a juntar a esta.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Também gostaria que fosse respeitado o padrão base da camisola da duas riscas azuis, largas. As alterações significativas inspiradas no modelo base são compreensíveis mas só deveriam acontecer em camisolas alternativas e a verificarem-se deveriam inspira-se sempre na matriz primitiva.

    Mas quem comanda e impõe as regras nesta era consumista é o dinheiro e, nesse capítulo, a tradição e os valores contam pouco.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver bem, percebi o porquê de se ver o televisor. Muito bem.

    ResponderEliminar
  4. Segundo o que vem hoje no jornal Jogo não vai ser já o conhecimento e a venda das novas camisolas do F C Porto, continuando a ser tarde a colocação delas, como é mau costume. Perde-se muito tempo e dinheiro, porque podiam estar já a facturar, como fazem grandes clubes noutros países, pelo menos. Sendo cá só em Julho que vão ser apresentadas as camisolas do F C P para 2014/2015. Com tanta espera eu ainda estão a ver como vai ser ou então nem sabemos porque será.

    ResponderEliminar