Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

F C Porto na Final a quatro da EuroLiga de Hóquei em Patins


Disputa-se este fim de semana, desde sábado até à final no domingo, a fase da «FINAL FOUR» da EUROLIGA 2013/14, a disputar em Espanha, no reduto de Barcelona. Com mais uma participação do F C Porto, finalista useiro e vezeiro nestas andanças, entre disputas que entretanto também já foram vitoriosas, por duas vezes  haver sido conseguido o título europeu por parte da equipa representativa do mundo azul e branco sobre patins.

Honra e glória a esses feitos do hóquei em patins do F C Porto há alguns anos atrás, em 1986 e 1990, pois. E porque na primeira conquista da prova máxima do hóquei patinado europeu esteve como treinador vitorioso Cristiano Pereira, anterior hoquista e autêntico símbolo do clube, fazemos aqui uma homenagem a Cristiano, aproveitando para lhe dedicar um ramo de Parabéns e muitas Felicidades, já que este sábado perfaz 63 anos - conforme a data aniversária que conhecemos desde anotação pessoal, pelo próprio, na inicial elaboração de sua respetiva ficha biográfica (de que aqui colocamos parcialmente o rosto), da lavra de um adepto que há muitos anos o teve como referência de quanto era digno de valor o hóquei em patins no F C Porto...


Assim sendo, na valorização da existência hoquista no F C Porto, tem natural importância a participação da equipa azul e branca na final a quatro, ora em disputa.

Apesar de tudo o que tem obstado a mais triunfos por parte do F C Porto, mais condicionantes desta edição voltar a ser em Espanha, e tudo o mais, além da irregularidade que esta época tem acompanhado a carreira da equipa principal do F C Porto e algumas desilusões internacionais em tempos passados ainda recentes, há sempre uma pontinha de esperança... que, depois de tantos anos entretanto já passados, volte para o Porto o troféu dos Campeões Europeus de hóquei patinado.

Ora, nesta edição da prova, o programa das duas jornadas decisivas da mesma Liga dos Campeões, com lugar no pavilhão «Palau Blau Grana» de Barcelona, está assim distribuído:

Sábado, dia 3, pelas 16,15 h (hora de Espanha) / 15, 15 horas portuguesas : Meias-finais
= FC Porto (Por) - CE Vendrell (Esp) – jogo arbitrado pela dupla Franco Ferrari-Matteo Galoppi (It) – sendo delegado Joan Bartolomè (Esp); e às 18,15 h (Esp): Benfica (Por) - Barcelona (Esp), arbitrado por Alessandro Eccelsi - Alessandro Da Prato (It) – e delegado Joan Bartolomè (Esp);
Domingo, dia 4: FINAL, pelas 12,00 h (Esp) / 11 horas em Portugal
= Entre os vencedores dos jogos das meias-finais.

De todo o modo, na oportunidade do hóquei em patins estar por estes dias na alta roda das atenções desportivas e por o F C Porto ter conseguido qualificar-se para este intensivo mini-campeonato dos melhores da Europa, recordamos algo do passado da modalidade no F C Porto, por meio duma caixa jornalística historiadora, de 1986, ainda distante dos dez títulos nacionais consecutivos e diversos títulos obtidos pela geração do Vitor Hugo mais antigo; mas referindo já então a primeira Taça dos Campeões conquistada pelo F C Porto e aludindo Cristiano como nome emblemático do Hóquei do F C Porto. Assim sendo, eis aí a ilustração devida, direcionando sinal de enfoque de novo ao hóquei de rodas (além de vários temas que focamos anteriormente, quanto à mesma modalidade no âmbito Portista), agora através dum pequeno artigo incluído no Suplemento do Jornal de Notícias de 19 de Dezembro de 1986, sob título genérico “Que Futuro para este Presente?” - com notas do historial antepassado.


(((( Clicar sobre os recortes digitalizados ))))) 

Armando Pinto

* Na pertinência da ocasião, recorde-se (dos diversos artigos referentes ao Hóquei do FCP), a Primeira Taça dos Campeões Europeus do F C Porto... (clicando aqui)

2 comentários:


  1. Futebol Clube do Porto

    A equipa de hóquei em patins do Futebol Clube do Porto já partiu para Barcelona, onde vai disputar a final-four da Liga Europeia neste fim-de-semana! FC Porto Fidelidade-Vendrell, 15h15, hora portuguesa (TV: Porto Canal).

    ResponderEliminar
  2. Ainda não foi este ano e fica adiado mais um ano o sonho de voltarmos a ganhar esta liga europeia.
    Depois dum bom jogo que nos levou à final, perdemos com o Barcelona por alguns erros que vão aparecendo nesta equipa, à qual falta qualquer coisa, infelizmente.
    Parabéns ao Cristiano pelo seu aniversário. Aqui nada é esquecido.

    ResponderEliminar