Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nova camisola principal do F C Porto…?!


Nova camisola principal do F C Porto… continuando a não ser à Porto?!

A ser verdade o que anda por aí nos locais informáticos de fóruns e jornais desportivos, indicando a nova camisola principal do F C Porto como a imagem cimeira ilustra, aqui está mais uma desilusão, como temia… e referi num artigo recente, quanto às indicações que alguém indicava como certeza.

Eu bem temia, efetivamente, que viria mais uma bodega... Só apetece mandar os responsáveis disto para outra banda... Com que então costas em branco... Há cada uma?! E, quanto ao que andava anunciado, para ser parecido com o de Viena está a grande distância...


Afinal não era só a Nike a ter culpa...! Em 15 anos, nem uma camisola à Porto, das históricas, tradicionais e conformes ao que está nos estatutos do F C Porto!

Naturalmente esta nem é das piores camisolas saídas ao longos destes últimos 15 anos, em que foram alteradas sistematicamente as camisolas do F C Porto. E de modo sincero, a partir do momento em que entrar em vigor, desde que a veja em campo, esta camisola será a minha, também. Mas para as expetativas criadas, depois de ter sido dado sinal que haveria reposição do padrão histórico, usado até 2000, como se sabe, isto que agora vem em jornais como O Jogo, por exemplo, é uma deceção. E como não vejo desmentidos oficiais, para já...

Já se sabe que vão aparecer adeptos para quem a história pouco ou nada conta, outros a dizerem que o equipamento é lindo por ter azul e o distintivo, outros ainda que o importante é ganhar… mas cada um come do que gosta, e eu não gosto de se estar a perder a identidade Portista. Já para não falar dos equipamentos alternativos, um dos quais parece ir ter colorido berrante…

É o que dá nos setores responsáveis estarem pessoas sem sensibilidade clubista. Andam os adeptos a viver intensamente o clube e pessoas da estrutura a marimbarem-se para essas loas…

Assim sendo (não como tomada de posição, apenas) este espaço vai fazer um período de descanso – até quando, ainda não sabemos… Porque não vale a pena andarmos a esforçar-nos por pugnar pelo clube, tentando incutir valores de apreço, para nada… assim.


A.P.

5 comentários:

  1. A minha esperança é que estes equipamentos que andam na internet não sejam verdade, senão é um tiro nos pés, mais um desta direcção que não se sabe onde está a perder a cabeça. Lamento que o Armando Pinto pare uns tempos, mas compreendo. Os que gostam destas camisolas que façam eles o trabalho de andar a partilhar o que os Portistas não sabem ou esquecem, e mais a malhar nos outros. Que seja breve este afastamento é quanto desejo, por fazerem falta os seus artigos e memórias. Especialmente por não ser um portista qualquer. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Também compreendo e faço minhas as ideias expostas pelo portista srº Teixeira. Mas se não gostam desta camisola, ui como vão detestar as outras e sobretudo a terceira em rosa. Deve haver muitos do contra a rirem-se de nós e nós sem culpa e também contrariados. Eu diria que em vez de se distrairem com a ida do bilhar para o Dragão, sendo essa uma modalidade que gasta rios de dinheiro e não dá proveitos, como com as desculpas para não haver atletismo e ciclismo, modalidades que davam grande público, diria que dessem mais atenção ao que é imagem do clube.

    ResponderEliminar
  3. Não, não acho... mas ironicamente: acho bem, este ano não tivemos quase ninguém a jogar com amor à camisola, por isso há que estragá-la...

    ResponderEliminar
  4. Também lamento, entendo e espero que reapareça depressa. Sei que muitos portistas estão consigo neste momento, e com eles é obvio por pensarem na mesma e estarem frustrados, mas atualmente entre portistas parece que há medo de dar a cara e dizer verdades, porque ninguém se quer chatear e os que tomam posição são apontados pelos que pensam que são melhores que os outros ou não querem ir contra os senhores directores, etc. O seu site fez muita gente passar a gostar e conhecer a história do FC Porto, coisa que no nosso clube não valorizavam. Felizmente hoje em dia a revista do FCP já tem jornalistas que também já fazem investigação histórica.
    Sabendo que é dos que não se serve do clube mas já fez muito pelo FCPorto, de onde na certa voltará com o mesmo portismo.
    Força e vivó Porto.!

    ResponderEliminar
  5. Não entendo como todos os anos se muda uma regra que esta nos estatutos do clube. Não esta lá escrito que a camisola tem que ter duas listas azuis? Será que os dirigentes sabem isso? Enfim...

    Abraço

    ResponderEliminar