Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Revista “Dragões” de Maio/2014


Salta às vistas nos escaparates o número deste mês de Maio da revista oficial do F C Porto, com a cara do novo treinador principal na capa.

Na nossa habitual apresentação mensal da Dragões, desta feita, em vez de aqui nos cingirmos a uma vista corrida pelo sumário, damos destaque a mais uma crónica memorial, como é a interessante peça sobre uma curiosidade ligada ao antigo presidente do F C Porto e depois ainda diretor do jornal O Porto, Dr. Paulo Pombo.

Quem não conhece a melodiosa mensagem estudantil contida na canção dos estudantes, uma cantiga mista de valsa, tango e balada, por assim dizer, com que se identificam os estudantes e mais até pessoas sensíveis, por quanto encerra em carisma romanceado. Ora, essa canção heróica tem ligação ao referido antigo presidente do F C  Porto. Pois, com efeito o Dr. Paulo Pombo, por via disso, tem marca sua no mundo académico como autor da letra dessa cantiga orfeónica, entoada pelas tunas académicas, o chamado hino universitário “Amores de Estudante” -  uma canção clássica saída como tal do meio cultural da Invicta (sendo a musica do Dr. Aureliano Fonseca, um personagem mais conhecido por esse facto, também, no universo da cultura portuense). Sendo assim, porque a autoria da letra é do mesmo antigo presidente do Futebol Clube do Porto, isso leva a revista “Dragões” a apresentar como tal o Dr. Paulo Pombo, também matemático, engenheiro, escritor e jornalista que conduziu os azuis e brancos ao título nacional de futebol de 1959.


Isso e o resto é melhor ler… na própria revista!


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Sim é verdade. Foi meu amigo pessoal, e ganhámos o título com Guttmann em 58/59 no célebre campeonato Calabote.
    Recentemente os netos ofereceram ao Museu parte do espólio do Dr. Paulo Pombo que está na secção "presidentes".
    Lá poderão ver, por exemplo, junto aos pés de uma mesa, o cavaquinho com que tocava na Tuna ou a bola da 1ª Champions autografada por todos os jogadores.
    Abraço

    ResponderEliminar