Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 21 de junho de 2014

Curiosidades Portistas: Futuro da antiga sede social do F C Porto


A História não é só o estudo, conhecimento e preservação memorial do passado, mas também a projeção para memória futura, na observação e investigação tendente ao que terá memoração.

Assim, na atenção que nos merece tudo o que se relacione com o F C Porto, por termos hoje tomado conhecimento de que há projeto novo para a antiga sede, será de fazer memória do futuro do edifício onde durante muitos anos funcionou a sede social do F C Porto, ao lado da Câmara Municipal do Porto, na anteriormente chamada Praça do Município, atualmente Praça General Humberto Delgado. Prédio que primeiramente existiu como local de reuniões e decisões diretivas, além de dependências de serviços administrativos, depois também espaços do museu, mais alguns gabinetes das diversas secções, até que, depois que a sede passou para os baixos da arquibancada do estádio das Antas, e mais tarde para o edifício da Torre das Antas, albergou ainda serviço extensivo de cotização de sócios e, por fim, a sala do bilhar. 

Entretanto, sabia-se que para aqueles apartamentos, dos diversos andares do edifício, estava em mente um destino condizente com a sua localização e importância histórica. 


Pois sabe-se agora publicamente qual será o futuro que lhe esta destinado, segundo interessante crónica publicada, este sábado, no jornal O Jogo. Através de cuja divulgação, na respetiva secção de “Observatório”, se passa a ter ideia de mais uma realização capaz de engrandecer ainda mais o património do F C Porto.

Eis aí a novidade, conforme a reportagem vinda a público na página 36 da edição d’O Jogo deste dia de início do Verão.


Armando Pinto

((((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))))


3 comentários:

  1. Acredita-se que o jornal Jogo escrevesse verdade, porque pela ideia que dá sabiam o que escreveram, mas não se viu nada informado pelo clube. Mais uma razão para sempre passarmos aqui neste blogue, onde a história de ontem e hoje está sempre presente.
    Aquele edifício será sempre a sede do F C Porto, no centro do Porto. O projetado hotel se tiver tudo a ver com o FC Porto, como diz a crónica, será bem-vindo.

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia, concordo desde que seja um hotel com tudo à Porto, como diz a peça. Senão para ser como em televisão o Porto Canal não vale a pena, que pouco trata do FCP e agora nas férias não tem programas só portistas. Uma tristeza, pra não dizer mais.

    ResponderEliminar
  3. Passado um ano, vem agora de novo outra notícia do mesmo tema:


    TERÇA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2015

    FC Porto quer tornar antiga sede em Hotel de charme

    O FC Porto quer arrendar as instalações da antiga sede, na praça General Humberto Delgado, para a instalação um hotel de charme com uma temática associada ao clube, disse hoje à Lusa o administrador da SAD portista, Fernando Gomes.

    "A [antiga] sede está em muito mau estado, a precisar de obras e conseguimos, finalmente, a saída de todos os inquilinos. O prédio está devoluto e consideramos que o melhor uso a dar-lhe seria um hotel, concessionado durante os anos que se vier a estipular com os interessados e que, findo esse prazo, deve reverter para o FC Porto com todas as benfeitorias", explicou à Lusa o administrador.

    Fernando Gomes revelou ainda que espera ter "no primeiro trimestre do próximo ano" uma decisão sobre o espaço situado no centro do Porto, junto ao edifício da Câmara, notando que a intenção é ocupar o imóvel com um hotel temático, para que "não seja mais um hotel igual a todos os outros, mas um que tenha a referência da marca FC Porto".

    "É um local muito interessante, dada a procura turística da cidade", frisou o administrador.

    O FC Porto publicou hoje no Jornal de Notícias um anúncio em que revela a intenção de iniciar hoje "uma consulta que tem por objeto a apresentação de uma proposta para arrendamento do prédio" da Praça General Humberto Delgado, números 321, 325 e 329.

    "A proposta a apresentar deverá contemplar a reabilitação de todo o edifício para utilização como Hotel de Charme, com forte associação à marca FC Porto", acrescenta a informação.

    O clube acrescenta que "a informação para consulta deverá ser levantada no Estádio do Dragão", até "15 dias após" a publicação do anúncio.

    À Lusa, Fernando Gomes esclareceu que, para além de alguns inquilinos ligados "ao comércio", o imóvel da Praça General Humberto Delgado acolheu, "até há pouco tempo, a secção de bilhar" do FC Porto.

    De acordo com uma notícia publicada na página da internet do clube, a Academia de Bilhar dos portistas foi inaugurada em dezembro de 2014 na zona nascente do Estádio do Dragão, depois de ter sido transferida do edifício do centro do Porto.

    ResponderEliminar