Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Deco: Festa de Homenagem e Festival dos Campeões Europeus de 2004 e 2006


É esta sexta-feira, dia 25 de Julho, dia de São Tiago, santo evangelizador da Península Ibérica, que se realiza um festivo encontro entre os dois colossos ibéricos F C Porto e F C Barcelona, com suas equipas que se sagraram melhores da Europa em 2004 e 2006, em ambos os casos com Deco.

Isso tudo porque Deco vai ser homenageado com um jogo que juntará no Estádio do Dragão as equipas do FC Porto de 2004 e Barcelona de 2006, anos em que o médio foi campeão europeu nos dois clubes. A equipa portuguesa, em princípio, vai contar no plantel com nomes como Vítor Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Maniche, Derlei e muitos outros dos que integraram o plantel dessa fornada de campeões europeus, como também Nuno, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Sérgio Conceição, Alenitchev, Bosingwa, César Peixoto, Benni McCarthy, entre os convidados que esperamos voltar a ver com a bola a rolar a seus pés.
No Barcelona, comandado por Frank Rijkaard, deverão estar no Dragão jogadores como Lionel Messi, Puyol, Xavi, Iniesta, Ronaldinho e muitos outros dos que foram convidados.


Segundo o programa, Deco vai alinhar uma parte por cada emblema. As receitas vão reverter em parte para a Fundação Coração da Cidade (do Porto).

O jogo de homenagem será «uma festa e uma despedida bonita». «No estádio que eu escolhi e com os adeptos que vou levar sempre no coração», conforme garante Deco. «A minha carreira não tem sentido sem o FC Porto. Foi o clube que me abriu as portas para os melhores momentos da minha carreira e não faria sentido uma despedida sem o FC Porto», acrescentou o ex-jogador dos Dragões.

Vai ser uma festa deveras sentimental, das que perdurarão pelos tempos, à imagem do homenageado, pois Deco é daqueles que será uma constante recordação.


Ora… também estaremos lá, entre tantos e tantos da família Portista, para viver mais um dia inesquecível. Em mais um encontro com a História do F C Porto e memorização de mais imagens integrantes daquilo que se não consegue definir, mas sentimos - a mística Portista.

Muito se poderia acrescentar sobre Deco, contudo para não repetir palavras sentidas de anterior reconhecimento, reforçamos este tributo com o que tivemos oportunidade de vincar aqui (clicando sobre o link) em “Saudação grata a Deco”…


Efetivamente, frise-se, Deco foi e é uma referência especial dentro do Portismo vivido em tempos relativamente ainda recentes. Como exemplo, entre inúmeros possíveis, recordamos um caso de que tivemos conhecimento e a que há tempos atrás dedicamos nossa atenção, num de nossos espaços da blogosfera Portista, como se pode rever (clicando) em “Homenagem póstuma a um Portista…

Armando Pinto

2 comentários:

  1. No dia de São Tiago, o matamouros. Melhor dia não podia calhar.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por se recordar e evocar o meu pai pai agora que passam, hoje, 4 anos sobre a sua morte. Na verdade o meu pai no final da sua vida e quando ainda verbalizava algumas palavras uma era Deco e outra Pinto da Costa. O meu pai foi o sócio fundador e nº 1 da Casa do Porto de Ovar e apesar de ter sido sócio mais de 50 anos, de ter sido amigo pessoal do Pedroto e de muitos outros, a minha avó foi lavadeira do FCP e o padrinho do meu pai foi o Fernando Moreira que ganhou a Volta a Portugal em 48, salvo erro, pois ambos eram de Sobrado - Valongo, nuna o FCP me respondeu aos pedidos para que analsassem uma eventual visita à Casa de S. Thomé onde passou os seus últimos anos, essa mágoa não era necessária nem merecida. Obrigada pela lembrança. Cristina Martins

    ResponderEliminar