Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Helton histórico entre os grandes guarda-redes do F C Porto


Ainda não é oficial, por ora, mas parece estar prestes a acontecer o final da carreira do guardião Helton ao serviço do F C Porto e, extensiva e possivelmente, do futebol. Segundo a transmissão que tem corrido ao longo da tarde desta segunda-feira, através das redes sociais informáticas.

A não ser que alguma surpresa possa ainda minorar a situação, tal ocorrência apanhou a família Portista de modo surpreendente e faz com que se viva um clima de ternura e admiração pelo simpático guarda-redes que tão bem tem preenchido a defesa das balizas do F C Porto.

Segundo notas difundidas pela comunicação social, a novidade correu célebre. Entre tantos exemplos, transcrevemos, para efeitos de registo, o que é referido no espaço da internet do jornal O Jogo.


«Guarda-redes do FC Porto partilhou uma mensagem nas redes sociais que está a inquietar os adeptos: "Eternamente Grato. 1993-2014". O verdadeiro significado da mensagem colocada por Helton no Instagram ainda não foi revelado, mas já há quem agradeça ao guarda-redes pelo que deu ao futebol e, em concreto, ao FC Porto, por entenderem que se trata do fim da carreira do guardião.

Até ao momento, nem o guarda-redes nem o FC Porto se pronunciaram sobre um possível ponto final na carreira desportiva.


Helton está no FC Porto desde 2005, ano em que trocou Leiria pela Cidade Invicta. Antes, representou o Vasco, do Brasil. Em março, o jogador contraiu uma rotura total do tendão de Aquiles, no encontro frente ao Sporting, em Alvalade, e não voltou a pisar o relvado. O regresso está(va) previsto para o final do ano.»

Helton fez história, através de grandes exibições, como pela sua maneira de ser, com especial realce para atitudes pessoais sui generis, como a célebre oferta duma camisola ao conhecido adepto portista Manuel Costa, em pleno estádio do Dragão - a que se refere a imagem, com que recordamos esse momento especial, transmitido em reportagem pelo Porto Canal.


Esta realidade, que, aquando de seu aniversário recente, nos levara a referir aqui a admiração nutrida pelo mesmo senhor da baliza, leva a recordarmos o anseio de ainda vermos reconhecido publicamente o apreço que os Portistas têm pelos que guardaram as balizas do F C Porto, sendo tempo, enquanto é possível, de juntarmos grandes vultos, ainda vivos, dos que foram donos da camisola de guarda-redes do F C Porto - para uma merecida homenagem pública que torne possível as gerações mais novas verem ainda, em carne e osso, como se costuma dizer, o grande e supremo Américo, Magriço injustiçado mas gigante da Taça de 1968 que foi oásis em deserto de tempos de outrora; junto com seu eterno suplente Rui; mais o Armando especialista em defesas de penaltis; o Tibi dos relatos do Amaro; o Torres da Taça de Portugal finalmente conquistada nas Antas, em 1976/77, recorde-se; o Fonseca do título nacional retornado ao fim de 19 anos; o Mly da Taça dos Campeões, Supertaça Europeia e Intercontinental Mundial de Clubes, em 1987 e 1988; e o Vítor Baía, considerado o melhor da Europa em 2004…!


Armando Pinto

5 comentários:

  1. A confirmar-se a notícia do fim da carreira do Helton é um revés nas boas notícias que têm vindo do Olival , na corrente época.

    Além de excelente guarda-redes, Helton é uma figura que gera muita simpatia e pelo tempo que já leva de carreira no FC do Porto faz dele um lider estimado e muito respeitado pela massa adepta e até por desportistas isentos.

    Sinceramente, tenho esperança de que não se confirme o fim da carreira de um atleta e profissional que muito prestigia a nossa equipa.


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Como seria bonito o F C Porto juntar todos esses guarda-redes da nossa história, como AP diz. Como é feito ao Deco na sexta-feira, era uma boa homenagem e ainda bem que alguém lembra, sendo de esperar que alguém atenda, para bem de todos nós.

    ResponderEliminar
  3. A alta competição não se compadece com sentimentalismos,conforme se costuma dizer, o que deve querer dizer que o Helton pode não recuperar da forma necessária ao estatuto competitivo atual dum clube como o F C Porto. As notícias dum eventual interesse em novos guarda-redes experientes já indicava qualquer coisa. E o Julen Lopetegui e o Helton, com aprovação de Pinto da Costa, devem ter concordado numa melhor solução. A ver vamos. Gosto da sua ideia que a haver despedida do Helton seria bom numa homenagem conjunta aos guarda-redes vivos mais conhecidos dos últimos 50 anos. Vejo que depois duma primeira sugestão há uns tempos atrás, continua a reforçar e aplaudo. Seria uma agradável gratidão pública do F C Porto a esse posto tão importante dentro da equipa, das equipas que recordamos sempre.

    ResponderEliminar
  4. O grande problema disso tudo é que Fabiano é tipo Arsene Wenger: é bom mas não tem sorte.
    Helton é daquele tipo de jogador que ganha títulos, é líder, além de ser excelente profissional, e neste momento de transição, devia ficar pelo menos junto ao plantel para, se não jogar, contribuir com a sua experiencia e carisma junto dos adeptos.
    Se pendurar as botas, será triste, mas esse momento lembra muito a transição Baía/Helton, onde Co Adrianse promoveu o simpático suplente a titular absoluto, relegando o vitorioso Baía para o banco.
    Vida que se segue, mas é uma pena...

    ResponderEliminar
  5. Afinal Helton fez parte da apresentação da equipa ontém, o que deve querer dizer que se vai manter na estrutura, embora com a lesão demorada às tantas seja mais uma espécie de treinador de guarda-redes ou capitão honorário. Vamos a ver. Está a faltar mais comunicação no F C Porto, porque sabe-se mais pelos jornais da desgraça anti-Porto que pelos canais do clube

    ResponderEliminar