Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Nova época futebolística do F C Porto


Aí está a surgir a temporada de 2014/2015. Arrancando hoje a preparação para a época desportiva que se aproxima, no caso do futebol azul e branco portista.

Estamos assim no começo de uma nova época, de novas conquistas, de novos feitos! E ficamos já ansiosos por ver as equipas do nosso F C Porto voltar aos relvados.

Entretanto sucedem-se as notícias de novidades possíveis. E interessa sobremaneira que as esperanças vão tendo substância fundamentada, tal qual parece que pode surgir novo ciclo histórico, atendendo ao que se antevê. Pelo menos fica desde já para a história haver algo inédito, como se sabe pela existência de uma estrutura que, a pedido do novo treinador principal, foi instalada no complexo de treinos, entre dois retângulos de preparação – ou seja a meio mas de dois campos relvados, portanto sem estorvar, como alguma comunicação social já deduzia erradamente…

Para a história, como que a fazer desde já memória, porque cremos que estes tempos venham a ser recordados nos anais da história feliz do F C Porto, registamos o que referiu o jornal O Jogo na sua edição de quarta-feira, dia 2:
«O dedo do espanhol já ergueu uma estrutura rara no meio dos relvados do Centro de Treinos. A ideia é poder rever tudo o que se trabalha e focar pormenores que escapam ao trabalho do terreno
O F C  Porto só começa (esta quinta-feira) a trabalhar, mas Julen Lopetegui já está na cidade há alguns dias. Ontem (na terça-feira) foi dos primeiros a chegar ao Olival e, não bastasse o carro com matrícula espanhola para o denunciar, notou-se algo bem mais evidente a remeter imediatamente para o técnico espanhol: uma torre erguida no meio dos campos de treino. Foi Lopetegui que pediu à SAD a sua construção com um objetivo único: ter a possibilidade de observar e filmar os treinos de um ponto mais elevado, com a maior abrangência que daí advém. Assim, nenhum pormenor lhe escapará quando estiver a rever a sessão que orientou. A torre de controlo, chamemos-lhe assim, tem dois patamares. O mais baixo com cerca de dois metros. O outro com quase o dobro. A equipa audiovisual do clube pode assim montar os vídeos a partir de dois planos, um mais fechado, outro mais aberto. Não se sabe se Lopetegui já usava este método na seleção espanhola, mas em Portugal é uma novidade quase absoluta. Não a filmagem de treinos, mas a construção de um suporte como este mesmo no meio do relvado (entre dois campos, fora das marcações, frisamos nós…), de forma a permitir visualizar em perfeitas condições qualquer um dos campos de treino.»


Então, felicidades desde já na pré-temporada que arranca hoje, e que desde esta primeira semana de Julho frutifique o trabalho de modo a voltarmos a ser felizes, no campo futebolístico. «Sempre debaixo do olhar do novo Big Brother, a torre de controle, que se instalou no Centro de Treinos»!


Armando Pinto

2 comentários:

  1. O FC Porto regressou esta quinta-feira aos trabalhos e no primeiro da era Julen Lopetegui apresentaram-se 24 jogadores.

    .A presença de Rolando - notícia avançada por O JOGO na edição impressa e e-paper - acaba por ser o maior destaque do primeiro dia de trabalho da pré-temporada do FC Porto.

    Com o Mundial'2014 a amputar a equipa de nove jogadores, apresentaram-se esta manhã no Olival 24 atletas, entres eles os reforços Evandro, Óliver, Ricardo e Sami para além de Lichnovsky e Rúben Neves, recrutado na equipa B.

    Os 24 jogadores: Abdoulaye, Alex Sandro, Carlos Eduardo, Danilo, Fabiano, Gonçalo Paciência, Evandro, Helton, Kayembe, Josué, Kadu, Kelvin, Licá, Maicon, Mikel, Óliver, Quaresma, Ricardo, Ricardo Pereira, Rolando, Rúben Neves, Lichnovsky, Sami e Victor Garcia.

    ResponderEliminar
  2. FC Porto já trabalha com Pinto da Costa no comando

    Pinto da Costa está otimista embora cauteloso no discurso (Lusa)
    A equipa principal do FC Porto iniciou hoje o trabalho de preparação da nova época no centro de estágio do Olival, em Gaia. A equipa azul e branca ainda não tem o seu plantel definido quer em relação a entradas quer a saídas, tudo contado pelo jornalista da Antena 1, Pedro Ferreira, que registou ainda as primeiras ideias de Pinto da Costa para a temporada 2014/15.

    O presidente dos “dragões” falou do único objetivo de sempre da equipa que é o de ganhar.

    O líder dos portistas exigiu concentração e empenhamento máximo daqueles que vão integrar a equipa.

    Sobre o novo treinador disse que tem a máxima confiança no seu trabalho.

    Sob o comando do técnico espanhol Julen Lopetegui a equipa está longe de estar definida.

    No Olival surgiram 5 caras novas: Oliver Torres, Opare, Ricardo, Evandro e Sami.

    Também Rolando se apresentou ao trabalho tal como estava programado, como garantiu Pinto da Costa.

    Dia 12 a equipa parte para Horst, na Holanda, regressando no dia 19. A 2 de Agosto a equipa viaja para Inglaterra onde permanecerá até dia 9.

    ResponderEliminar