Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

19ª presença do F C Porto na fase regular da Liga dos Campeões


UEFA Champions League, play-off, 2.ª mão, resultado final: FC Porto - Lille, 2-0 (3-0 no total). Marcadores neste segundo jogo, em ambos os casos na 2ª parte: Brahimi, aos 49 minutos e Jackson aos 69 minutos.


Com este ótimo resultado, os Dragões confirmaram a 19ª presença da equipa portista na prova. Eis assim que o F C Porto alcança a fase de grupos da Liga dos milhões, pela décima nona vez. Sendo um dos poucos totalistas, numa particularidade interessante e sobretudo  cativante, como um dos grandes do velho mundo.

Ora, o Lille lá teve de jogar com relvado húmido, tendo o jogo decorrido naturalmente no estádio do Dragão, sem cobertura tapada… apesar da chuva. O que obviamente apenas contou pela evidente superioridade do F C Porto, que, sem ter feito uma exibição de encher os olhos, jogou em quantidade necessária para ser conseguido um resultado consolador. Demonstrando-se mais uma vez que as vitórias são motor potente, pois enquanto o resultado esteve indeciso foi evidente alguma clivagem entre a massa adepta, notória ainda depois quando o público se apercebeu que o caso Quaresma está a ser levado ao sabor de vontades. Lopetegui deve ter noção que nem sempre tudo corre bem, apesar de em Espanha, segundo se soube, haver sido referido, a propósito, na TVE 1, quão "equipo sólido construe Lopetegui"  e todos vermos que sim.

...Esperemos que sim, mas com melhor gestão em toda a amplitude clubista. Para o que já deve ter contribuído a imagem final, quando as câmaras televisivas apanharam o momento entre treinador e extremo.


«O árbitro apitara para o final do FC Porto-Lille, confirmando a passagem dos portistas à fase de grupos, quando Julen Lopetegui e Quaresma se cumprimentaram, não passando despercebido o abraço do treinador basco ao extremo português, bem como ao espanhol Adrian Lopez.»

Objetivo cumprido a preceito, portanto, por quanto voltamos a poder estar na fase de grupos da Liga dos Campeões, mantendo o estatuto já habitual. O FC Porto, ao ter ultrapassado agora o Lille no play-off da Liga dos Campeões, garantiu não só a presença no sorteio da fase de grupos como um lugar na história da prova milionária.



Com efeito, o clube portista passa a totalizar 19 presenças na fase de grupos da Champions, igualando a marca do Manchester United, que devido a ausência desta temporada é igualmente alcançado pelo Real Madrid e Barcelona. Incluído que fica o clube Dragão em tal restrito grupo de clubes históricos.

Armando Pinto

OBS.: Imagens captadas através de grupos amigos do Facebook e sites do Fotos da Curva, do Zerozero e d' O Jogo, pela Internet.

4 comentários:

  1. Tudo pode ficar bem por acabar bem, mas tem de se ter cuidado, porque estão a dar abébias desnecessariamente. Dizem que até a SAD anda dividida nestes casos. Mas vamos ultrapassar isto a bem.

    ResponderEliminar
  2. Seguimos para a parte de grupos dos Campeõoes só que como os galinholas estão no nosso pote do sorteio não podemos fazer banho público para o facebook. Isto é, nós Portistas, se fossemos em breve á luz apagada teríamos ocasião de os pôr a dar banhos públicos para filmagens, com a rega que teriam de voltar a ligar no fim do jogo... Assim o Pinto da Costa não pode já corresponder a quem o queria ver a apanhar água pelas costas, como nós também.

    ResponderEliminar
  3. Alívio e orgulho pela 19ª participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC do Porto não é (ainda) uma equipa perfeita (existe?) mas é claro que tem condições para se aperfeiçoar e impor-se como uma formação temível ao mais alto nível.

    É preciso confiar e não perder a paciência porque "Roma e Pavia não se fizeram num dia".

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Faço votos que Lopetegui não faça por ser outros Ivic e Adrianse que,apesar de terem tido quem os defendesse, tiveram outros tantos contra e acabarm por sair pela porta dos fundos.

    ResponderEliminar