Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

F C Porto no Grupo H e com cartaz ancestral na Liga dos Campeões...


Como os melões e as mulheres - só depois se sabe, mesmo às colheres... Assim, tal qual, também o futuro do F C Porto na prova da Liga dos Campeões Europeus, é uma incógnita, até se experimentar. Enquanto estamos apenas no campo das probabilidades.

Assim sendo, sabe-se que o F C Porto está no grupo H, de Homens e com boas possibilidades, à vista teórica, perante o valor conhecido dos contendores e sobretudo da equipa do F C Porto. Com a curiosidade do clube espanhol que tocou em sorte, na tiragem das bolas do sorteio, ser o clube que calhou na primeira vez que o F C Porto entrou na alta roda das competições europeias. 

Atendendo ao facto, sendo o confronto entre o nosso colosso português e o representante basco, como é o clube espanhol Atlético de Bilbau, um género de atrativo cartaz que se repete mais de meio século volvido - agora com o F C Porto a ter outras e melhores possibilidades, obviamente - reparamos nessa particularidade. Transpondo para aqui um interessante artigo da página informática do Maisfutebol - porque os bons exemplos merecem atenção e divulgação:

FC Porto-At. Bilbao: o duelo da estreia europeia em 1956 -

O clube português F C Porto volta a encontrar um velho conhecido adversário espanhol, permitindo o regresso de Julen Lopetegui ao País Basco. Indo medir forças o FC Porto com o Atlethic Bilbao, com duelo marcado no Grupo H da Liga dos Campeões 2014/2015. Será um jogo especial por vários motivos, antes de mais por significar o reencontro entre dois clubes que fizeram a estreia europeia em 1956: um contra o outro, no Estádio das Antas. Era a primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, antecessora da Liga dos Campeões. O FC Porto recuperara o título nacional e logo com dobradinha. Ainda assim, o técnico Dorival Knipel (conhecido como Yustrich e com um feitio complicado) saíra do cargo após uma discussão acesa com dirigentes e entrara Flávio Costa, antigo selecionador brasileiro que ficou marcado pelo Maracanazo.


Os dragões receberam então o Atlético de Bilbau a 20 de Setembro de 1956. O entusiasmo durou pouco, já que Gainza colocou os espanhóis em vantagem ao sexto minuto de jogo. José Maria ainda fez o empate após o intervalo, mas Canito beneficiaria de uma grande penalidade (inexistente, segundo algumas crónicas) ao minuto 80 para selar o resultado final. 

Com o 1-2 caseiro, no jogo de estreia nas competições europeias, o FC Porto via-se obrigado a vencer no San Mamés. Aí a formação portista entraria melhor e até marcou primeiro, por intermédio de Hernâni. Porém, Arteche estava inspirado e completou um hat-trick, de nada valendo o golo de Jaburu (terminando o jogo com derrota portista por 2-3).



O duelo no País Basco ficou porém marcado pelo penálti assinalado ao minuto 73, a favor da equipa caseira. Os jogadores portistas revoltaram-se e ameaçaram sair do relvado, ditando uma interrupção de sete minutos. Pelo caminho, Virgílio foi expulso. Arteche aproveitou e fez o 2-2, fixando mais tarde o resultado final. 

O FC Porto ficou assim pelo caminho e o Atlético de Bilbau avançava até aos quartos-de-final, até depois cair perante o Manchester United. Enquanto Flávio Costa sairia do F C Porto sem glória, permitindo um regresso temporário do controverso Dorival Yustrich.

= Flávio Costa =

Agora, daqui a dias, os dois clubes voltam a encontrar-se, a 21 de Outubro e 5 de Novembro de 2014, ou seja, 58 anos mais tarde. Quase tudo mudou entretanto. Já não há Estádio das Antas. Nem o antigo San Mamés.

Será um reencontro especial, por certo, permitindo ainda o regresso de Julen Lopetegui ao País Basco. O treinador espanhol do FC Porto nasceu em Asteasu, a cerca de 100 quilómetros de Bilbau. «É um regresso a Euskadi, à minha terra e isso é sempre bonito. Mas o mais bonito é fazer um bom jogo, num estádio espectacular, com uns adeptos maravilhosos, contra uma equipa muito boa. Vai ser um jogo bonito», disse Lopetegui.

E será ocasião de repor forças, desejamos bem. Qual tempo de servir a sobremesa, com toque de melão - à imagem de alguns melões que foram abertos cá por Portugal nos tempos memoriais de nossos dias.


Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário