Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Há 50 anos: Início do trajeto vitorioso do FC Porto com franceses...!


Passaram já cinquenta anos, desde o início europeu do futebol portista com equipas francesas. Sendo bem positivo o registo dos frente a frente do nosso clube diante de congéneres clubes gauleses.

Agora, calhou uma equipa do futebol francês ao F C Porto, para o embate europeu de início às hostilidades internacionais para esta época já próxima, saindo no sorteio a formação francesa do Lille. Desse modo o F C Porto vai defrontar a equipa que na época passada se classificou no terceiro lugar do campeonato gaulês, com quem medirá forças na fase de acesso à Liga dos Campeões, naquele que será o primeiro confronto frente à equipa atualmente referenciada; mas, de outro ângulo de visão, em mais uma das vezes acontecidas com outras equipas do mesmo país. Nesta que  é mais uma eliminatória do histórico de jogos entretanto realizados diante de clubes franceses de futebol, numa série iniciada precisamente há cinquenta anos.


Este ano, obrigado a disputar um “play-off” para garantir a sua 19.ª presença na fase de grupos da principal prova europeia de clubes, algo que não acontecia desde 2001/02, o F C Porto, agora sob orientação do espanhol Julen Lopetegui, vai protagonizar um inédito duelo com o Lille nas competições da UEFA, com quem diretamente o nosso clube nunca se tinha encontrado em provas oficiais. Porém, relembre-se, a nível de clubes de ambos os países, o F C Porto já teve outros encontros perante equipas de clubes franceses, numa série interessante. Com o pontapé de saída dado em 1964, há 50 anos, diante da equipa leonina que mal teve oportunidade de palrar, então.


Nesse ponto, o saldo de embates oficiais com equipas da Liga francesa é amplamente positivo para o F C Porto. Desde a estreia, há 50 anos, com o Lyon, na Taça das Taças, os dragões venceram 12 das 25 partidas disputadas, perdendo apenas seis. O exemplo mais marcante dessa tradição remonta à Liga dos Campeões de 2003/04, ganha pela equipa portuguesa azul e branca, com uma campanha que deixou pelo caminho três equipas do hexágono: Marselha, Lyon e Mónaco. Mas tudo começou há cinquenta anos, portanto, em 1964/65 (para a Taça das Taças), numa eliminatória em que o F C Porto venceu o Lyon pela primeira vez, também, e logo com duas vitórias, cá e lá.

= Equipa do F C Porto que alinhou no jogo das Antas com o Lyon, com (a partir de cima e da esquerda para a direita): Rolando, Paula, Festa, Almeida, Joaquim Jorge e Américo; Jaime, Pinto, Valdir, Carlos Baptista e Nóbrega.

Pela curiosidade e pertinência, recordamos essa disputa a duas mãos com o Lyon, resultante numa ampla vitória caseira por 3-0 e depois reforçada com a confirmação na visita ao terreno francês, tal o resultado final de 0-1 favorável à turma portista.


Dessa célebre jornada dupla e amplamente triunfante, recordamos alguns "flashes" históricos através de imagens que guardamos em nosso acervo pessoal, deixando tais recortes fazer uma devida crónica visual perante a natural diluição gráfica, patente no que ficou impregnado em papeis gastos pelo efeito dos tempos, contudo de afetos ainda visíveis no que ficou de memória ternamente vitoriosa.


^^ * ^^
Aditamento
- O Lille é referenciado especialmente, a nível da comunicação latina, por ter nas suas fileiras um futebolista oriundo dum país de língua portuguesa, mais propriamente de Cabo Verde, o atacante Ryan Mendes. Derivado ao próximo encontro com o F C Porto, esse jovem avançado cabo-verdiano expôs-se ao site do Lille, revelando que desde pequeno torce pelos portistas. Mas deu a volta, com uma mensagem apropriada.


«"Quero tranquilizar os adeptos do Lille: pela primeira vez não vou estar a torcer pelo FC Porto", disse Ryan Mendes depois de revelar ao site do Lille que desde pequeno é adepto dos azuis e brancos. "Admito, é o meu clube. É o clube que apoio desde pequeno. Por isso, será um prazer defrontar o FC Porto e no Estádio do Dragão", disse.
O avançado cabo-verdiano, de apenas 24 anos, está a iniciar a terceira época no Lille depois de ter sido contratado ao Le Havre. Sobre o resultado do sorteio, que coloca o F C Porto no caminho da equipa da Ligue 1, a mesma ideia do treinador. "No papel, o FC Porto é favorito mas tudo pode acontecer...»

Cada vez se nota mais que o F C Porto tem adeptos espalhados por todo o mundo, como grande clube mundial que é! 

Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens digitalizadas, para AMPLIAR )))  

7 comentários:

  1. Teoricamente, qualquer adversário que nos coubesse em sorteio seria sempre difícil.
    Quem menos gostaria de defrontar era a equipa basca, de Bilbao.

    De todo o modo haveria no lote equipas aparentemente menos fortes. Saiu o Lille, é o Lille que vamos derrotar. Em duas batalhas dificilmente escaparão à fome do Dragão.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Está cá tudo e portanto... chapeau para o Armando Pinto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Temo-nos safado bem contra equipas francesas e espero que desta vez assim continue.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sr. Armando Pinto: Parabéns pelo Blogue. Já não me lembrava desses jogos há 50 anos: Só tinha 9 anos, mas já sabia ler e escrever (para ler as noticias do n/Clube), e ouvia sempre os relatos ao domingo. Cump e vá continuando a recordar-nos esses tempos, que eram muito difíceis, para o nosso Clube!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Sr.Armando Pinto. Já vi que o Sr. está muito bem documentado, com jornais muito antigos. Não tem por aí guardado nenhum jornal, com comentários sobre a irradiação do Inocencio Calabote e que nos possa mostrar? Obgdº. e cump.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite amigo sr. José Fernando.
    Sobre esse caso há um livro, que tenho, publicado aquando da passagem de cinquenta anos desse o famoso episódio.
    Mas se consultar a minha lista de "blogues correlegionários", na faixa lateral do lado direito deste blog, verá e encontrará dois blogues, pelo menos, o Memória Azul e o Filhos do Dragão, de dois grandes Portistas, também, nos quais encontrará isso (no Memória Azul procurando no campeonato de 1958/59 e julgo que também num à parte,e no Filhos do Dragão, em factos, salvo erro). Se não encontrar diga, que eu procuro situar melhor a informação.

    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  7. Aditamento (ao comentário acima):
    No facebook há também uma página sobre isso, intitulada "Eu conheço a história do Calabote".

    ResponderEliminar