Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Marcas do início da Campanha Europeia 2014/2015 – F C Porto no bom caminho e… Ruben Neves recordista!


O F C Porto sempre será o princípio e fim duma bela realidade, como é o entusiasmo que em muita e boa gente provocam as vitórias portistas. Como desta feita, aconteceu num fechado recinto, no norte de França, em pleno campo do Lille, com presença apoiante de grande falange de portugueses, na primeira mão da eliminatória de apuramento à entrada na presente Europa do futebol. Através de saborosa e importante vitória, que dá agradável vantagem ao F C Porto rumo à passagem para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

= Remate e... golo de Herrera !

Com este triunfo, o F C Porto superou a proteção da UEFA ao terceiro classificado do campeonato francês, sendo, através da estrutura liderada pelo francês Platini, permitido ao Lille usar o seu recinto fechado, com o encerramento total da respetiva cobertura do estádio - obviamente para tentar enervar os portugueses e, desse modo, impedindo de cair chuva no relvado, tornar o piso duro e seco... ou seja para os futebolistas do F C Porto não tirarem vantagem da sua superior valia técnica, como seria com relvado húmido e escorregadio para deslizar melhor a bola… E, consequentemente, os portistas ultrapassaram a rispidez e mau perder dos jogadores da equipa francesa, para já.

Assim sendo, já foi dado um passo importante no primeiro jogo de duas mãos. 


Ora, o que foi entretanto, por ora, conseguido, é mesmo bom...muito bom. Mas ainda resta a confirmação, perante o jogo que falta disputar, da 2ª mão, no Porto. Como tal não nos detemos agora nesse aspeto, fazendo mais incidir as atenções em temas relacionados, surgidos ao correr do encontro.

Eis o que, por extensão, será de destacar: - Rúben Neves bateu um recorde de CR7, como na comunicação social costuma ser referido o tão badalado Cristiano Ronaldo, normalmente nº 7.

Pois então, obviamente que o protagonista foi o F C Porto, entrando com o pé direito, como se diz figurativamente. Mas, como tudo o que eleve o F C Porto merece importância, é de se fixar que continua a onda de recordes nas estatísticas do futebol português e, sobretudo, portista. Agora com a estreia de Ruben Neves na Liga dos Campeões Europeus, em que o jovem esperançoso do F C Porto bate a anterior marca do então jogador sportinguista Ronaldo. E com classe superior de ter sido efetivo, ao passo que Cristiano Ronaldo, na sua primeira vez em provas europeias, fora apenas suplente utilizado.


Assim, tal qual: Rúben Neves é a partir de agora o jogador mais novo de sempre a jogar pelo FC Porto nas competições europeias, logo também é o recordista português nessa categoria. Rúben, o criativo médio que se está a revelar ao mais alto nivel, de nome completo Rúben Diogo da Silva Neves, nasceu a 13 de Março de 1997.

Com efeito, o anterior recordista, Cristiano Ronaldo, atualmente extremo do Real Madrid, tinha mais três semanas do que o médio do F C Porto quando, pelo Sporting, foi utilizado na “Champions”. Também numa pré-eliminatória, curiosamente. Desse modo, até à data desta quarta-feira, Ronaldo era o mais jovem que se estreara a nível de competições europeias por uma equipa portuguesa, em provas oficiais. Foi a 14 de Agosto de 2002, em pré-eliminatória que o Sporting perdeu para o Inter de Milão. CR7 tinha 17 anos, seis meses e nove dias. Ora Rúben Neves, que alinhou de início e mais uma vez bem, estreou-se esta quarta-feira, dia 20 de Agosto de 2014, contra o Lille de França, com 17 anos, cinco meses e 7 dias.


Pois os recordes estão na crista da onda e é do F C Porto o novo detentor da marca de estreante com menos idade a alinhar em jogos das provas europeias. Titular no jogo inaugural do campeonato, tendo mesmo apontado o primeiro golo do F C Porto esta temporada, Rúben Neves é o jogador de quem se fala nos azuis e brancos e frente ao Lille tornou-se no futebolista português mais novo a jogar nas competições europeias. O que, mais importante ainda, de extensiva maneira o coloca, também, à frente do lote de futebolistas portistas, nessas condições.

= Fernando Gomes , o anterior mais jovem a nível de futebolistas do F C Porto =

Com 17 anos, 5 meses e 7 dias, Ruben, o médio natural de Mozelos, Santa Maria da Feira, lançado por Lopetegui na primeira equipa azul e branca, ultrapassou a nível de futebolistas do F C Porto o goleador Fernando Gomes, que até agora era o jogador mais novo a atuar nas provas do velho continente, depois de se ter estreado frente ao Wolverhampton a 18 de Setembro de 1974, com 17 anos, nove meses e 26 dias. Tendo como palco o Estádio das Antas, Gomes foi lançado pela primeira vez na Europa pelo brasileiro Aymoré Moreira frente aos ingleses do Wolverhampton, para a Taça UEFA. O FC Porto venceu por 4-1 e aquele que mais tarde viria a conquistar duas Botas de Ouro apontou o último golo, depois de John McAlle, na própria baliza, Teófilo Cubillas e Flávio terem colocado os portugueses na frente do marcador.


Com esse resultado, depois deu para ir até à Velha Albion gerir a eliminatória e obter a continuidade na prova – de cujo jogo, da  segunda mão, respeita a imagem do alusivo cartaz, com que se ilustra esta passagem.


Além de Fernando Gomes, atualmente segundo, o top 3 dos jogadores mais novos a representar o F C Porto na Europa é ainda completado por Hélder Ernesto, terceiro classificado, respetivamente. Hélder Ernesto competiu pela primeira vez a nível internacional a 24 de Setembro de 1969, tendo sido aposta de Elek Schwartz na então Taça Cidades com Feira com 18 anos, três meses e 22 dias. O adversário foi o Hvidovre, da Dinamarca, e em terras nórdicas acabaria por ser Hélder Ernesto a destacar-se na partida, tendo apontado os dois golos na vitória do F C Porto por 1-2. Estes dois golos surgiram já depois dos dinamarqueses se terem colocado em vantagem através de uma grande penalidade convertida.

Isso e mais, como se pode reparar nos apontamentos pessoalmente manuscritos, naquele tempo, por um jovem adepto portista desse tempo…


O F C Porto é princípio e fim da ideologia destas rememorações, numa grandeza histórica que engloba entusiasmo apoiante e a correspondente memória, englobando o património físico e humano. Num universo onde os bons representantes sempre têm lugar afetivo, como os futebolistas, neste caso, que agora envergam a camisola de listas azuis, são continuadores duns eternos Valdemar Mota, Pinga, Hernâni, Pedroto, Pavão, Américo, Gomes, Baía, Jorge Costa, Deco e outros que tais.  

Armando Pinto

(((( Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ))))

2 comentários:

  1. O que mais surpreende em Rúben Neves é o à vontade e a descontracção com que se integrou na equipa e a forma desinibida como actua, Fá-lo de tal forma que parece estar a jogar na equipa de júniores ou como se já por ali andasse há muito tempo. Tratando-se de um jovem de apenas 17 anos é de crer que evolua ainda mais o que o tornará um jogador fantástico. Tem tudo o que é indispensável para se tornar um jogador excepcional!

    Ontem o FC do Porto foi melhor equipa que o Lille. Controlou o adversário durante a maior parte do tempo de jogo. Salvo qualquer surpresa que o futebol às vezes produz o FC do Porto não terá grandes problemas em bater os franceses no Dragão.

    Há que reconhecer a competência de Julen Lopetegui pelo trabalho já realizado e, sobretudo pela firmeza e convicção das suas escolhas para formar a equipa e a oportunidade das alterações que faz no decorrer da partida.

    Outro pormenor a salientar é a subida de forma de jogadores que no ano transacto estiveram muito mal e a qualidade dos jogadores que chegaram, tanto os que estiveram na equipa quer os que foram chamados ao jogo estando a suplentes,


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. O que faz bem, como na farmácia, o blogue do Armando Pinto tem. Gostei de saber do top do FC Porto.

    ResponderEliminar