Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 7 de setembro de 2014

Estádio do Dragão com forte e grandioso carisma…!


O Estádio do Dragão é o segundo mais temido do Mundo. Só fica classificado atrás do campo do Juventus, de Itália, segundo reconhecimento internacional.

Pois o Estádio do Dragão foi eleito o segundo reduto onde é (aos adversários) mais difícil ganhar em todo o Mundo, numa classificação elaborada pelo site "footballclubrankings.com". Publicada há alguns meses, mas que em Portugal não teve divulgação devida... 


O recinto desportivo que é casa do FC Porto foi então apenas superado pela Arena de Turim, novo estádio da Juventus. Enquanto o Camp Nou, do Barcelona, surge na 3.ª posição da lista.

O ranking foi feito com base na dificuldade sentida pelas equipas visitantes. A lotação do estádio, o apoio dos adeptos e as comodidades do recinto também foram tidos em conta.

Os 10 estádios onde é mais difícil de vencer, são, pela seguinte ordem classificativa:
1º. Arena de Turim (Juventus)
2º. Estádio do Dragão (FC Porto)
3º. Camp Nou (Barcelona)
4º. Turk Telekom Arena (Galatasaray)
5º. Stamford Bridge (Chelsea)
6º. Donbass Arena (Shakhtar Donetsk)
7º. Signal Iduna Park (Borussia Dortmund)
8º. Etihad Stadium (Manchester City)
9º. Santiago Bernabéu (Real Madrid)
10º. Old Trafford (Manchester United)

Contra factos não há argumentos, como se costuma dizer. Deve custar à brava (como também se diz em linguagem corrente) à comunicação social sulista e elitista ter de reproduzir esta verdade comprovada, sintomática do forte carisma que detém o reduto desportivo do F C Porto e quão grandioso é o significado real do Portismo vivo.

O Dragão-estádio possui um manancial de comodidades, planeado que foi de raiz, em tempos modernos, comparativamente com o anterior das Antas, feito por etapas e em muitos aspetos com adaptações, conforme as necessidades, ao longo dos tempos.

Por mais que o tempo passe não esquece como era no antigo, onde em dias de enchente (antes de haver cadeiras) tudo ficava em pé e no lugar de uma pessoa cabiam três, pelo menos, apinhando-se os assistentes em ameno convívio, todos irmanados pelo mesmo denominador comum, que era quererem que o Porto ganhasse.

Hoje tudo é diferente e com outros meios. Mas o essencial é a mística que ali se respira, no atual, quase ao lado do sítio do antigo, com apoio maioritário às equipas representativas do F C Porto.

Tem um ambiente característico, com efeito, o novo estádio azul e branco, embora não tanto como o antigo estádio das Antas, onde era mais numeroso o sentimento, no sentido de se puxar mais para o mesmo lado, ao sol e à chuva,como soe dizer-se. Isso porque no novo estádio, derivado aos convites distribuídos obviamente pelos patrocínadores, e daí facultados a gente de diversos quadrantes das simpatias clubistas, como se entende ser um mal incontornável, aparecem infiltrados adeptos de outros clubes, alguns dos quais entre os chamados pipoqueiros que vão até ali também pelo comodismo e curiosidade. Apesar disso, porém, ou mesmo assim, a força Portista consegue superar essas e outras condicionantes, a pontos do estádio do Dragão ser reconhecidamente um vulcão azul, como palco de sonhos e emoções intensas.


O F C Porto é mesmo um mundo à parte, algo especial para quem o sente de verdade. E esse estádio é único, onde só ali houve qualquer coisa como o minuto 92, do golo de Kelvin, que pôs Juesus, o treinador do Benfica, de joelhos... e fez tantos fanfarrões do clube do regime ficarem de crista baixa, de rastos... enquanto tudo o que era azul e branco vibrou, como num momento de chegada ao Paraíso celeste... tanto quanto o céu é imensamente azul!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Todos sabemos que lhes doi. Veja-se como ainda estes dias noticiaram a derrota com a segunda equipa do F C Porto contra o Rio Ave, e não a goleada na homenagem em Vale de Cambra na Rui Filipe.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma noticia que teve mais destaque no estrangeiro do que na comunicação social cá da terra. O que seria se fosse o estádio dos vermelhos a estar no lugar do Estádio do Dragão? Nem é preciso ser muito esperto para saber a resposta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa visão e expressão correta e directa do que se passa com o estádio Dragão. Para atenção para fora e para dentro. Somos Porto.

    ResponderEliminar
  4. Ai que saudades desses tempos em que ganhávamos.

    ResponderEliminar