Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Uma Curiosidade evocativa - de vez em quando…


Na temporada da foto, que desta vez damos à estampa, começava a soprar alguma brisa de progresso duns tempos mais contemporâneos, quando pelas nossas bandas se iniciavam algumas ações tendentes a apanhar a carruagem do que se via lá por fora; como na televisão surgiam multidões empunhando adereços dos mais variados géneros e feitios alusivos aos respetivos clubes, enquanto por este cantinho à beira mar plantado apenas se viam bandeirinhas calmamente pousadas ao ombro e se agitavam quando a nossa equipa entrava em campo, depois quando marcava e, por fim, ganhava… quando ganhava.

Então, a imagem em apreço, reporta ao início do uso dos cachecóis à Porto e no ambiente clubista do F C Porto, com riscas azuis e brancas, ao tempo ainda sem emblema, nem legendas. O clube ainda não se lançara a aproveitar os efeitos da sua e nossa imagem de marca. Estava-se nos primeiros anos da década de setenta, à entrada de 1973. Manuel Guedes e o louro José Rolando, dois defesas da equipa principal do F C Porto dessa época, tiveram a iniciativa, comercializando esses novos adereços, através duma espécie de sociedade formada por tal dupla empreendedora. Num dos momentos de promoção, aproveitaram a chegada de Cubillas ao Porto, já autêntico cabeça de cartaz da equipa portista nesse período, e juntaram-se a fazer uma pose para os devidos efeitos. 

Chegaram a corresponder ao interesse dos adeptos com envio do produto por correio, à cobrança pela via postal, de modo que conseguiram lançar uma campanha vasta, a pontos de enviarem as encomendas até onde fossem pedidas, para os domicílios dos interessados, além de pontos de venda junto ao estádio, em dias de jogos e treinos, inclusive. Foram assim eles que venderam os primeiros cachecóis, para apoio ao F C Porto. Eu comprei um, que guardei e ainda o tenho, original e bem preservado, depois de com ele ter vivido, à chuva e ao sol, inesquecíveis momentos de euforia, como no campeonato finalmente conquistado em 1977/78!

Por tal motivo interessante, como curiosidade histórica, aqui fica a pose memoranda (foto ao cimo), com Guedes e Rolando a ladearem o seu colega célebre Teófilo Cubillas e todos devidamente apetrechados com um cachecol. (Foto do “Livro de Ouro do F C Porto”)

Armando Pinto


2 comentários:

  1. Gostei de conhecer a história do lançamento dos cachecóis do nosso Clube que desconhecia ou porque na altura não tivesse sido dado o destaque suficiente à iniciativa ou talvez porque se perdeu na minha memória. Já dos jogadores e, naturalmente, do grande Cubillas, continuam a fazer parte do album particular das recordações ligadas ao FC do Porto.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma vaga ideia de ter lido essa noticia num jornal, possivelmente no Norte desportivo, que era o que nos dava atenção. Mas não me lembrava ao certo e gostei de ficar a conhecer mais essa curiosidade, à AP.

    ResponderEliminar