Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 11 de outubro de 2014

Uma fotografia com história e Parabéns... a Armando Silva - guardião portista e amigo!


Ainda há tempos bailou-nos na ideia, transcrita para estas anotações, uma possível iniciativa de, quando possível, juntar alguns guarda-redes mais salientes, à luz da memória, dos que defenderam as balizas de futebol do F C Porto. E hoje lembramo-nos de um, de modo particular, neste dia em que perfaz mais um ano de seu trajeto de vida, ele que imprime sua marca em quem o conheceu e admirou – o guarda-redes Armando, que em finais dos anos cinquentas e, depois ainda, de novo, nos princípios da década dos anos setenta, defendeu a camisola nº 1 do F C Porto.

Como numa digressão por temas que falem à sensibilidade de interesse clubista, no que diz respeito a assuntos da memória coletiva portista, surge sempre qualquer motivo mais em memorações recentes. Numa toada com vez para redescobrir de histórias, daquelas que fazem lembrar sempre pessoas de estima e coração grande.

É assim que damos sequência por curiosidades históricas relacionadas com tais assuntos, através duma fotografia cuja luz refletida, na gravura, permite ainda vislumbre da captação registada. Sendo, com efeito uma foto, que sobreviveu à erosão do tempo, e desse modo permite-nos dar olhos a aspetos de sensação memoranda, na proporção do peso e medida de interesse pessoal. Quão se nos depara na imagem junta, intercalada no texto, a dar conta dum cromo de jogadores da bola, como se dizia, daquelas populares imagens de papel retangular que davam a conhecer ases do desporto, em tempos que há muito já lá vão. 

Ora, diante da gravura em apreço, retratando o guarda-redes Armando Pereira da Silva na qualidade de titular da guarda-mor às balizas do F C Porto, vêm-nos à memória recordações desses tempos. Que deixamos na nossa gaveta de memorizações, por ora, mas queremos evocar, por quanto merece apreço esse guardião que sempre foi um grande Portista.

Na pertinência desta imagem: Uma fotografia com história – a propósito do aniversário natalício do antigo guarda-redes do F C Porto Armando Silva, como motivo para lhe enviar um abraço de parabéns!


ARMANDO PINTO

2 comentários:

  1. Lembro bem o Armando como guarda-redes do FC do Porto. Era bastante sóbrio e seguro.

    Feliz aniversário.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Parabens senhor Armando.

    ResponderEliminar