Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de dezembro de 2014

F C Porto: também Património Mundial!


Recentemente, como se soube, felizmente o tradicional canto do Alentejo, o popular Cante Alentejano, foi oficialmente reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.

Ora, a Ribeira, na baixa da cidade do Porto, tal como o centro histórico de Guimarães, a zona vinhateira do vinho do Porto, no Alto Douro, em pleno Norte de Portugal, são igualmente considerados integrantes do grupo de bens do Património Mundial. E, aqui para nós, como o Cante Alentejano, também o F C Porto é um importante elemento patrimonial do mundo, como vencedor da Taça Intercontinental, em futebol de alto nível e prova antecessora do atual Mundial de Clubes, que o F C Porto conquistou por duas vezes, em 1987 e 2004.

Assim sendo, com justa razão, na associação de elementos de estatuto mundial, o F C Porto também é cantado no timbre dessa linda melodia alentejana, como se pode ver pelas imagens de vídeo que para aqui transpomos, com o Hino do F C Porto entoado em Cante Alentejano.

... Cantado sempre que é o F C Porto aquem e além Tejo...!

(((( CLICAR sobre o "link" seguinte, em
e depois... Clicar na seta, para aceder ao próprio vídeo ))))

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Desconhecia esta versão interpretada por alentejanos. É mais uma constatação de "censura" que é feita ao nosso FC do Porto no canais de informação para tentar manter a ideia de que o nosso Clube não tem dimensão nacional. Leiam-se os comentários.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar


  2. caríssimo Armando,

    votos sinceros de um Feliz Natal!, na companhia dos que lhe são mais queridos.

    no fundamental:
    que a vontade de Triunfar seja a melhor prenda que o Pai Natal deposite no sapatinho da nossa equipa de Sempre e do nosso Amor comum :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar