Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

“Momento” do F C Porto



Bem sabemos que os mouros há muitíssimos anos que se não viam noutra, eles que nunca ganham nada importante e só em Portugal com os favores dos poderes de decisão conseguem alguma coisa... Ah, até pensam que têm alguns bagos de uvas para o Natal (pois as "passas" serão de mera passagem para o ano seguinte), por estarem de momento na frente do campeonato português, porque finalmente conseguiram vencer uma equipa da Liga dos Campeões... Mas temos que deixar isso de lado, pois só lutando como no tempo de Pedroto é que se conseguirá mudar a agulha. 

Aqui entre nós, só nos interessa a nossa vida, o que nos pode interessar. Ora...

Disse bem o poeta da pedra filosofal que o mundo pula e avança. Sabendo-se que o que se passou, mesmo há ainda pouco tempo, já faz parte da história. 

Não é assim descabido que num espaço dedicado a memoriar fastos e factos da História do F C Porto, ainda que de índole pessoal, se trate também a atualidade que fará e já faz parte da história, nesta fase menos feliz da vivência Portista. Porque o que se passou na noite do passado domingo, como reflexo do que tem vindo a suceder, foi desolador e não pode ser menorizado, por muito que custe.

Não vale a pena estar agora a referir pormenores dos factos acontecidos, pois de uma ou outra forma todos temos noção do que esteve mal e é preciso remediar. Bastando portanto ficar a certeza que não se pode estar com panos quentes como bálsamo, mas com panos frios para acudir à febre, de modo a atenuar as causas, antes que a temperatura atinja graduação perigosa. Tem que se arrepiar caminho, desde as cúpulas. Não é com atitudes irrefletidas, quando se deveria estar a ver onde pode haver melhoria. Num clube onde o sucesso maior começou quando deixou de haver ligações e intromissões de política, não pode haver confusões políticas com visitas a pessoas que prejudicaram muitas outras. Estou-me nas tintas para opiniões contrárias, pois tenho direito a querer que o F C Porto seja um mundo à parte, algo diferente. Embora com desculpas de ações de vida privada, contudo sabendo que têm câmaras, microfones e tudo o mais a incidir em si e, pior, no que alguém representa… Enfim, até podem dizer, com o que também concordo, que os políticos atuais são quase todos da mesma laia, que tudo isso não invalida que se possa meter política nos contornos da vida do F C Porto. O nosso clube tem de estar acima de tudo, não pode ser um clã, mas sim deve continuar a ser coletividade.

Haja uma análise profunda e escorreita à vida do F C Porto, que isso já não é pouco. O F C Porto honremos, que o F C Porto nos contempla.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Grande nível, sim senhor, dizendo tudo com saber dizer. Dos melhores artigos que vi a defender o Porto, sem referir nomes. Bem percebemos que foi sobre a visita ao Sócrates da parte do presidente do F C P que nos representa e se viu pela forma como as televisões deram caso ao caso. Nós os que sentimos o que o Sócrates fez às reformas, com tantos futuros pensionistas a verem seus contratos de trabalho rasgados, etc. não entendemos como alguém que admiramos nos fez esta desfeita. E as roubalheiras que os políticos estão a fazer. Este artigo faz justiça e coloca PONTOS NOS IS. O que me leva a comentar, por ver que muitos tiveram medo de se mostrar, como vi por muitas conversas a aprovar este artigo, mas a ficarem em silencio. O Porto deve estar acima de tudo, de verdade. Parabens.

    ResponderEliminar