Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

30º Aniversário do desaparecimento físico de José Maria Pedroto


Passa  neste dia 7 de Janeiro a conta de 30 anos do falecimento de José Maria Pedroto. Perfazendo já  30 anos de saudade e constante recordação desse grande homem do futebol, o “Pedroto do Porto” desaparecido fisicamente, mas sempre presente na associação à afirmação histórica do F C Porto.

Homem cujo labor foi oficialmente reconhecido com condecoração nacional. Jaz honrosamente no mausoléu do F C Porto, entre Glórias do F C Porto, em jazigo encimado por um anjo escultórico, a dar azo a lapidar legenda e onde estão honrados alguns nomes salientes da história do F C Porto.

 Neste longo período de ausência corporal, José Pedroto foi alvo de algumas homenagens, felizmente, sabendo-se de uma acontecida ainda no estádio das Antas, onde ficou patente uma placa alusiva no átrio de acesso aos balneários (mais tarde colocada no estádio do Dragão, aquando da transferência das instalações), como depois no próprio estádio do Dragão foi atribuído seu nome ao auditório e, além de alguns objetos recordatórios, está uma estátua a procurar honrar sua fisionomia no museu do F C Porto by BMG. Como, entretanto, seu nome foi também honrosamente atribuído na toponímia da cidade do Porto, por sinal perto das Antas, em zona de código postal nº 4200-351; mas não só, pois, ao que sabemos, pelo menos também tem seu nome numa rua da Maia (a que corresponde o código postal 4470-394 Maia), como noutra da Amadora (com código postal 2720-802 Amadora); e, mais ainda, em Oeiras, Santo António da Caparica (Distrito de Setúbal), Lamego (terra natal) e Gaia, aí com a Avenida José Maria Pedroto perto do Olival, ao longo duma extensão de 1300 metros. Agora, na passagem de três décadas após a sua morte, vai ser homenageado no Ismai, Instituto Universitário, também na cidade da Maia e área do Grande Porto.

Com efeito, dia 7 de Janeiro de 2015, com início às 21, 00 horas, terá lugar no Auditório Principal do ISMAI um evento dedicado a José Maria Pedroto, na passagem de 30 anos de saudade, sob lema “O homem para além do tempo”. Numa realização cuja comissão organizadora conta com a presença confirmada de Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, assim como da família de José Maria Pedroto e ainda de vários Presidentes de diversos clubes a quem o saudoso treinador prestou relevantes serviços, e muitos colegas de Pedroto, mais jogadores que estiveram sob o seu comando, dirigentes desportivos e jornalistas, a convite da organização.


Tudo nunca será demais para honrar a memória de José Maria Pedroto. Um lutador pela justiça social e desportiva, um mestre do futebol e um grande Portista. Com seu desaparecimento calou-se uma boa parte da mística lutadora do F C Porto. Com Pinto a Costa, outrora pugnou pela defesa do F C Porto. Reacendendo-se na atualidade a necessidade dessa apologia, quando o Benfica está a ser descaradamente favorecido, como tem sido reconhecido com mais duma dúzia de pontos com que foi beneficiado até agora no atual campeonato… e assim volta ao presente a antiga frase, com que encimamos este artigo de crónica evocativa.


Como recordou seu filho, Dr. Rui Pedroto, seu pai, o Pedroto do Porto, foi "UM HOMEM QUE SE BATEU COMO POUCOS"!

Nesta ocasião de justa recordação, avivamos tal saudade com alguns trechos (em parcelas, para melhor leitura) de recortes que temos colados numa brochura pessoal, sobre o Mestre Pedroto:


Armando Pinto

 ((( CLICAR sobre as imagens e recortes digitalizados, para ampliar )))




2 comentários:

  1. Que falta que fazia agora o Pedroto, tanto ao F.C. Porto como ao futebol português.
    Infelizmente foi embora muito cedo mas ainda assim plantou as raízes que fizeram do F.C. Porto um dos melhores da Europa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. MUSEU HOMENAGEIA PEDROTO

    ​Trinta anos após a sua morte, a obra e a memória de um ícone do FC Porto são revisitadas em ciclo temático e emocional

    ​Na passagem dos 30 anos do falecimento de José Maria Pedroto, o Museu FC Porto by BMG inicia um ciclo de homenagem ao Mestre. A partir desta quarta-feira, a obra e a personalidade portistas do antigo jogador e treinador do FC Porto vão ser ainda mais exaltadas, num segmento de programação que vai percorrer, em diferentes suportes, os vários momentos da ligação de Pedroto ao clube.

    José Maria Pedroto é uma referência maior da história do FC Porto e do desporto nacional que se pode descobrir, diariamente, ao longo de todo o circuito do Museu. A homenagem ao Mestre, que se prolongará até ao próximo dia 11, vem reforçar esta presença e incidir, naturalmente, sobre o extraordinário legado e a imortalidade de uma figura decisiva e inspiradora na afirmação universal do azul e branco.

    A homenagem prevê uma activação em volta da figura do Mestre, com os visitantes a redescobrirem Pedroto do princípio ao fim do Museu. Entre as várias acções, destaca-se a revelação de documentos e curiosidades menos conhecidas ou mesmo inéditas, bem como a projecção em contínuo, no Auditório, de uma reportagem especial do Porto Canal sobre a figura e o legado, e uma actividade plástica para as crianças (dia 10), na Terra do Dragão.

    ResponderEliminar