Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Homenagem caricaturista a Pedroto


Os grandes homens ficam sempre ligados a grandes momentos. Assim foi e é com Pedroto, apesar de naturalmente ter ficado relacionado também com momentos menos bons, entre nossas recordações Portistas – como tudo na vida – ele estará sempre associado a grandes momentos da história gloriosa do F C Porto.

Desse jeito, tal como noutras eras alguns antigos valores do F C Porto ficaram relacionados com vitórias inesquecíveis, como no triunfo perante o Clube Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, que esteve na base da oferta pela colónia portuguesa do trofeu Vitória, em 1931, e em 1948 na retumbante vitória sobre o Arsenal, originando a existência museológica do trofeu monumental, tal qual como é inesquecível a vitoriosa final de Viena, que nos deu a Taça dos Campeões Europeus de 1987 e tudo o mais que se seguiu (vindo ao pensamento de imediato 1988, 2003, 2004...), igualmente a vitória no campeonato nacional em 1977/78, pondo fim à malapata de 19 anos de espera, é coisa que nunca esquece. Algo especial a que ficou ligado José Maria Pedroto. E deu azo à valorosa superioridade portista que desde então passou a existir.

Nestes dias em que a memória do Mestre “Zé do Boné” tem sido avivada, dentro do mesmo espírito evocativo relembramos o seu feito de 1978, ao tirar finalmente a taça de campeões portugueses aos encarnados, trazendo de novo o título nacional para o Porto.


Assim sendo, desta feita e  no seguimento dos anteriores artigos aqui cronicados, colocamos alguns cromos ilustrativos desse tempo, entre caricaturas que sempre relacionam Pedroto com esse grande momento da reviravolta histórica então empreendida pelo F C Porto.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens digitalizadas, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Gostei. Para variar do tom sério das crónicas que homenagearam Pedroto. Sinal do arquivo que tem. E este blogue está de parabéns, porque foi referido no colóquio realizado no ISMAI .

    ResponderEliminar
  2. MUSEU RECORDA LEGADO DE PEDROTO

    “Mestre” eternizado através de várias iniciativas e elementos gráficos e plásticos

    ​O Museu FC Porto by BMG mantém, até dia 11 de Janeiro, várias iniciativas que visam recordar Pedroto e valorizar o património material e imaterial a que o ex-jogador e técnico do FC Porto está associado. Descubra neste artigo de que forma está o Museu a colocar o “Mestre” (ainda mais) no mapa da história do FC Porto.

    O videowall da entrada do Museu é o “palco” para um cartaz gráfico em vídeo de homenagem a Pedroto e que acolhe os visitantes do Museu. Contém uma frase - “Foi no Campo da Constituição que eu enverguei pela primeira vez uma camisola de clube… e essa camisola era a do FC Porto” - e associa-se às portas do edifício, em que Pedroto recebe quem o visita. No ecrã junto aos elevadores, pode ver um filme do género “best-of” do “Mestre” e, um pouco mais adiante, no Auditório do Museu, pode assistir à projecção de uma reportagem sobre Pedroto, do Porto Canal (com a duração de cerca de 30 minutos), em contínuo e com entrada livre.

    Mas é já no interior do Museu FC Porto que Pedroto assume a verdadeira dimensão histórica que protagoniza e se mistura com o clube. Os colaboradores do Museu, desde a recepção aos orientadores que estão a acompanhar os visitantes, usam um boné à “Zé do Boné”, aos quadradinhos, parecido com o de Pedroto. Há cinco pontos com a silhueta do Mestre que visam chamar a atenção dos visitantes para troféus, estátuas ou documentos que estão associados à memória do ex-treinador e jogador do FC Porto.

    Na praça do Museu, em que estão expostos vários troféus, há um deles, inédito, que aguarda os visitantes: o primeiro troféu que Pedroto venceu enquanto treinador principal da equipa sénior, a Taça Waldemar Mota, conquistada em 1966, pela vitória no Torneio Início da AF Porto. Mais adiante na visita, pode assistir a um documentário produzido com a colecção de imagens do Museu e da viúva de Pedroto, com o perfil desportivo do “Mestre” em 1950, 60, 70 e 80, num vídeo de cerca de cinco minutos. É o verdadeiro documento museológico de Pedroto, com fotos, fichas, blocos de notas e recortes de jornais, com uma parte do material inédito a ser revelado pela primeira vez. Pode ainda tirar uma foto com José Maria Pedroto, numa criação especial para esta altura.

    Na Terra do Dragão, o espaço educativo do Museu, haverá ainda uma actividade plástica e gráfica com crianças, com o objectivo de contar a história de Pedroto através de desenhos e pinturas.

    ResponderEliminar
  3. Aqui esta uma forma muita divertida e bem-disposta de lembrar/homenagear aquele que foi o melhor treinador português de todos os tempos.

    Abraço

    ResponderEliminar