Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Joaquim Machado: Desaparece o último herói sobrevivente da vitória perpetuada na monumental Taça Arsenal…


Chegou notícia do falecimento dum nome histórico do F C Porto: «Hoje, temos uma nova estrela! Joaquim Machado, internacional do FC Porto, na década de 40 e parte da de 50, partiu em direcção a uma constelação a que todos um dia somos chamados. Que o silêncio, demonstre a grandeza da nossa gente. Até um dia, Campeão!»


Joaquim, como era mais conhecido, foi um dos heróis da célebre vitória sobre o Arsenal de Londres, em 1948. Da qual era, até agora, o único sobrevivente dessa gloriosa jornada azul e branca. E aliás no livro "O Século do Dragão", de Rui Cerqueira, Luís César e Jaime Teixeira, é dele a imagem ilustrativa da página correspondente à crónica desse famoso jogo (que acima se reproduz).

Entretanto, Joaquim Machado integrara formações do clube Dragão em conquistas históricas, tendo feito parte do plantel do F C Porto que conquistou por duas vezes o Campeonato do Porto e uma Taça Associação de Futebol do Porto, assim como, anos depois, incluiu a equipa portista que venceu em Lisboa no jogo de inauguração do antigo estádio da Luz, trazendo para o Porto a Taça Cosme Damião.


= Joaquim na equipa titular do F C Porto quer em 1946/47 venceu mais um Campeonato do Porto =

Associando-nos ao momento do desaparecimento físico de mais um grande nome Portista, evocamos a sua memória com algumas imagens e um recorte da galeria de Internacionais do F C Porto (editado em brochura escrita por Rodrigues Teles):



(((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

ARMANDO PINTO

4 comentários:

  1. Não conheci este jogador, aliás seria quase impossível isso acontecer, eu nasci mais de três após o jogo com o Arsenal, mas quero aqui deixar a minha homenagem a este homem que partiu mas faz parte da história do nosso bem-amado Clube.
    Gostaria de colocar apenas uma pergunta: -Na foto de conjunto mostrada onde é que ele se encontra? -Será o segundo a contar da esquerda na posição dos avançados?...

    ResponderEliminar
  2. Viva. Obrigado pelo comentário, porque assim fico a conhecer de nome mais um visitante, podendo desta forma ter ideia de quem lê, entre tantos visitantes (conforme os números das visitas ao blogue). Faço este introito como apreciador do interesse que demonstra, com a questão colocada. Quanto a isso, o Joaquim Machado na foto da equipa é o primeiro da esquerda, em pé.
    Saudações Portistas
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Segundo a necrologia do JN, o funeral vai ser amanhã domingo pelas 9 horas, em Matosinhos.À atençaõ da direcção do FCP e dos Portistas que vivam perto, ao menos. De apreciar a notícia deste seu blogue, sempre atento e interessado no bem do que é Porto.

    ResponderEliminar
  4. Com perto de 92 anos, foi o mais resistente dessa equipa que teve grandes senhores da bola, como Barrigana, Araújo, Correia Dias, etc. Foi o 20.º internacional do F C Porto na seleção A portuguesa. Proveniente do Leça, era um jogador de grande utilidade, quer como extremo-esquerdo, quer como médio-direito clássico.
    Teve duas presenças na Selecção nacional principal, estreando-se em 23 de Maio de 1948, frente à Rep. da Irlanda. Foi também internacional B.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar