Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Proximidade do golo nº 5000 do F C Porto no Campeonato Português


Ora, venha lá o golo número cinco mil, na totalidade das participações do F C Porto no campeonato nacional da Liga Portuguesa. E sobretudo mais… Esperando-se que possam acontecer os da conta de cinco mil e tal, para superar eventuais erros de arbitragem (podendo um só golo não chegar, como estamos habituados), de forma a que o F C Porto possa vencer também o próximo jogo.

De qualquer forma, para a conta em questão, importará um golo, o próximo que seja marcado oficialmente.O resto será por acréscimo.

Com efeito, o F C Porto está a um tento dos 5000 em toda a história da Liga Portuguesa. A goleada dos Dragões sobre o Paços de Ferreira, no passado domingo, colocou a turma azul e branca com 4999 remates certeiros em toda a história das suas participações no campeonato luso, ou seja, perto da redonda marca dos 5000 golos.

Para já, nesta edição da Liga portuguesa, o F C Porto soma 47 golos, sendo o melhor ataque da competição com mais três que o Benfica. São muitos tentos, mas ainda à distância dos 88 que Gomes, Juary, Madjer, Domingos e Cª apontaram em 1987/88, naquela que foi a época que mais golos rendeu aos Dragões. Nessa temporada os nossos homens do norte conseguiram também o título de campeões nacionais.

Diz-nos a História, nas memórias tocantes ao campeonato maior do futebol português, que a festa do golo em tons de azul e branco começou com Carlos Nunes, ao minuto 47 de um jogo contra o Belenenses, prélio esse que deu empate a uma bola, na então temporada 1934/35. O tento aconteceu no Campo das Salésias, em Lisboa, e foi o primeiro dos Dragões em toda a história do campeonato luso.

Com 80 presenças na Liga portuguesa, o FC Porto já logrou 27 títulos nacionais e é hoje não só um dos mais renomados emblemas portugueses mas também mundial. No próximo jogo contra o Moreirense, a contar para a 20.ª jornada da Liga portuguesa, os pupilos de Julen Lopetegui vão tentar marcar o golo número 5000 da história azul e branca no campeonato.

Deste modo, num espaço dedicado a memorizar o mundo Portista, faz-se memória associada ao caso, na proximidade do futuro acontecimento que também ficará para a história alvi-anil. A partir do primeiro golo, apontado por Nunes, passando pelo mil, por Vital (o do 1º golo do F C Porto no antigo estádio das Antas e pai do avançado que, anos volvidos, foi campeão com o treinador Pedroto), chegando ao dois mil marcado pelo brasileiro Djalma, depois o 3000 obtido por Eurico, até ao 4000, então conseguido por Jardel, em 1999/2000... no primeiro golo do 2-0 ao Campomaiorense, a 24 de Setembro de 1999.


Assim sendo, a propósito desta curiosidade, transpomos para este espaço (aí acima), agora como reforço e acrescento, uma curiosa alusão referente ao mesmo tema, através de um recorte jornalístico de Setembro 1999, aquando da marcação do golo 4000 portista, da autoria de Jardel. Em cuja sequência aparece o rol dos sucessivos marcadores, ao correr do tempo, das diversas contagens crescentes. Embora com ressalva, quanto a uma indicação errada naquelas informações escritas, do que nos lembramos (podendo haver mais, sobretudo de outros tempos, entre o que naturalmente o autor deste blogue também desconhece) - pois o golo 3000 foi marcado por Eurico (e não como refere a peça…). Tal como depois foi ele, o defesa Eurico Gomes, quem recebeu a respetiva placa, em cerimonial festivo do jantar dos Campeões, ao final da época de 1984/85 – conforme se documenta com a imagem ao lado.

Agora, mais abaixo, juntamos outra reportagem complementar, respeitante à proximidade do possível golo 5000 poder vir a ser no jogo com o Moreirense, no fim de semana que aí vem, segundo vislumbre publicado no Jornal de Notícias, na edição de terça-feira, dia 3 (com um anexo, incluso, sobre extensiva referência aos golos de Jardel, autor do golo 4000, e no caso quanto à parte relativa ao Penta).


- Quem irá então entrar para a galeria dos goleadores "milionários" do F C Porto, passando a emparceirar com Vital, Djalma, Eurico e Jardel?


Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens, para ampliar e ler ou ver melhor )))

2 comentários:

  1. Mais uma grata viagem à História do nosso grande Clube, por nos trazer ao presente os nomes que contribuíram para a sua glória e grandeza. É óbvio que a marca dos 5000 golos oficiais é um feito que merece relevância, mas acredito que tenham sido muitos mais porque, julgo, não terão sido considerados muitos jogos particulares e digressões fora do país que noutros tempos se faziam.

    Que venham depressa os 6000.

    Abraço.

    dragão, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe não será um auto-golo? e assim ficava um jogador adversário na história do F.C. Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar